Adalberto Vieira falava depois das negociações, que decorreram na quarta-feira, para a renovação do Acordo de Parceria no Setor das Pescas que o arquipélago mantém com a UE.
A reunião, que definiu as novas regras do Acordo de Parceria no Setor da Pescas com a UE, aumentou o apoio financeiro passou agora a ser de 435 mil euros anuais.
Adalberto Vieira, citado pelo jornal A Semana, classificou a reunião de vantajosa para Cabo Verde.
“De entre os ganhos importantes, destacamos o facto de Cabo Verde ver aumentado em 83 por cento – relativamente ao último acordo – a parte respeitante ao apoio financeiro setorial da UE para o desenvolvimento focalizado das Pescas no país”, disse.
O novo acordo, que entrará em vigor a partir de 01 de Setembro de 2011, prevê ainda o recrutamento obrigatório de um número determinado de marinheiros cabo-verdianos por parte das embarcações de pesca europeias que operam nas águas nacionais.
Adalberto Vieira chefiou a delegação de Cabo Verde nessa ronda negocial, que integrou ainda representantes do INDP (Instituto Nacional para o Desenvolvimento das Pescas) e da embaixada de Cabo Verde em Bruxelas.
*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***
Sem comentários:
Enviar um comentário