sábado, 18 de dezembro de 2010

Mensagem de Natal do Embaixador de Portugal no Luxemburgo


Caros Concidadãos,

É com o maior gosto que, nesta quadra natalícia, saúdo todos os portugueses que vivem e trabalham no Grão-Ducado do Luxemburgo.

Tenho acompanhado com particular atenção o vosso contributo e dedicação na afirmação e valorização da Língua e da Cultura Portuguesas, bem como a vossa activa participação na sociedade luxemburguesa através do empenho e qualidade do vosso trabalho e de uma postura responsável, factores que tanto têm dignificado o prestígio e o bom nome de Portugal.

Apraz-me, igualmente, assinalar a apreciável acção levada a efeito pelo movimento associativo português, Missões Católicas, Conselheiros eleitos para o Conselho das Comunidades Portuguesas, Órgãos de Comunicação Social de língua portuguesa, Câmara do Comércio e Indústria Luso-Luxemburguesa, empresários e instituições bancárias portuguesas neste país.

O ano que agora finda parece ter marcado o início da recuperação económica no Luxemburgo, embora persistam, infelizmente, problemas de desemprego que têm afectado sobremaneira a Comunidade Portuguesa.


Estas e outras questões, como a falta de aproveitamento escolar dos luso-descendentes e a dificuldade na aprendizagem das línguas oficiais no Grão-Ducado, que contribuem para uma formação profissional incompleta, têm constituído motivo de grande preocupação das autoridades portuguesas.

Gostaria, ainda, de aproveitar esta ocasião para deixar uma palavra de sensibilização à Comunidade Portuguesa residente no Grão-Ducado para a importância da sua participação na vida cívica e política local luxemburguesa sem, naturalmente, esquecerem a respectiva identidade e as raízes culturais próprias, mantendo os laços que os unem a Portugal.

Deixo-vos por isso um apelo e uma palavra de incentivo para que procedam ao vosso recenseamento eleitoral e para que participem em elevado número nas eleições comunais (ou eleições autárquicas) que aqui terão lugar no dia 9 de Outubro de 2011.

Esta participação permitirá a promoção e a salvaguarda dos interesses da Comunidade Portuguesa em áreas tão diversas como a escolarização, o alojamento, a segurança, a vida associativa, entre outras conferindo-lhe, deste modo, uma voz mais activa na vida colectiva da sociedade luxemburguesa. Recordo que votar é um direito mas é, acima de tudo, um dever de todos os cidadãos.

Quero ainda deixar uma palavra muito especial para com todos aqueles que, por diversas razões, não poderão, nesta quadra festiva, reunir-se em família, nomeadamente, para os cidadãos portugueses que se encontram hospitalizados ou que estão presentemente detidos. Para todos vós deixo-vos o testemunho da minha solidariedade.

Não gostaria de terminar esta mensagem, sem destacar, entre os vários acontecimentos ocorridos no decurso do ano de 2010, a Visita de Estado a Portugal de SS.AA.RR. o Grão-Duque Henri e a Grã-Duquesa Maria Teresa, que decorreu de 7 a 9 de Setembro último, a qual constituiu um marco importante no reforço das já excelentes relações existentes entre os nossos dois Países e que permitiu também conferir uma visibilidade ainda maior à Comunidade Portuguesa no Grão-Ducado do Luxemburgo.

A todos desejo os meus melhores votos de um Bom Natal e Feliz Ano Novo pleno de saúde e prosperidade.

José Pessanha Viegas, embaixador

Luxemburgo, 16 de Dezembro de 2010

Sem comentários:

Enviar um comentário