O Presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, disse hoje que a detenção de Julian Assange (na foto), fundador do WikiLeaks, é um acto “contra a liberdade de expressão”.
"O que acho estranho é que o rapaz que estava desembaraçando a diplomacia foi preso e eu não estou vendo nenhum protesto contra a liberdade de expressão”, afirmou o Presidente.
Lula da Silva disse que Assange “estava colocando a nu um trabalho menor que alguns embaixadores fizeram".
"Vamos fazer o primeiro protesto então contra a liberdade de expressão na Internet porque o rapaz estava colocando lá apenas o que ele leu. E se ele leu é porque alguém escreveu. O culpado não é quem divulgou, mas quem escreveu a bobagem. Então, que fique aqui meu protesto", disse.
O Presidente não soube dizer se os embaixadores brasileiros também transmitem telegramas, a exemplo da diplomacia norte-americana, cujos despachos estão a ser divulgados pelo WikiLeaks.
"Ele [Assange] desnuda a diplomacia, que parecia inatingível e a mais certa do mundo, e começa uma busca. Não sei se colocaram cartaz como no tempo do faroeste, procura-se vivo ou morto, e prenderam o rapaz. Não vi um voto de protesto", disse.
Julian Assange foi preso na terça-feira no Reino Unido para responder na justiça sueca a um processo por crimes sexuais.
O WikiLeaks começou a publicar no dia 28 de novembro 250 mil documentos confidenciais da diplomacia norte-americana em várias capitais mundiais.
Foto: Arquivo LW
Sem comentários:
Enviar um comentário