quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Grão-Ducado vai ter três novas comunas em 2012: Schengen, Parc Hosingen e Käerjeng

Schengen, Parc Hosingen e Käerjeng são as três novas comunas criadas a partir da fusão de várias outras mais pequenas e que serão oficiais a partir de 1 de Janeiro de 2012.

A primeira nasceu da junção de Burmerange, Schengen e Wellenstein, e terá a sua sede em Remerschen, contando com mais de quatro mil habitantes. Como o Estado subsidia as novas comunas com um montante de 2.500 euros por habitante, a nova comuna de Schengen vai receber mais de 10 milhões de euros. Estes fundos serão utilizados para renovar as condutas de água e o aprovisionamento de água potável. Está também prevista a construção de novas estruturas de acolhimento para crianças e idosos.

A comuna de Parc Hosingen resulta da fusão das comunas de Consthum, Hoscheid e Hosingen. A nova autarquia, com cerca de três mil habitantes, receberá uma ajuda de 7,5 milhões de euros. Neste caso, os responsáveis prevêem a construção de uma piscina e de uma creche comunal, a recuperação da praça central de Hoscheid e a construção de um reservatório de água em Wahlhausen.

Clemency e Bascharage fusionam numa só comuna com o nome de Käerjeng. Graças a esta fusão, a nova comuna receberá 2.500 euros do Governo por cada habitante, o que no caso de Käerjeng, que terá 10 mil moradores, se soldará por um injecção de 25 milhões de euros nas caixas comunais.

Menos comunas, munícipios mais fortes

A fusão de comunas, com vista à redução do seu número (actualmente são 116), é uma ideia do Governo socialista (LSAP) dos anos 70. Mas foi como incentivo do actual Governo (CSV/LSAP) que as fusões têm-se multiplicado, desde 2004.

O outro objectivo do Governo é que cada autarquia reúna, no mínimo, mais de três mil habitantes cada.

Sem comentários:

Enviar um comentário