sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Língua: "Prontuário" adota Acordo Ortográfico e vocabulário SMS

A nova edição atualizada do “Prontuário Ortográfico e Guia da Língua Portuguesa” é colocada em fevereiro no mercado, conforme ao Acordo Ortográfico que altera cerca de 1200 vocábulos.

Esta é a 50.ª edição do “Prontuário Ortográfico”, cuja anterior atualização data de 2007, e integra vocabulários das áreas do marketing, informática, geografia e aportuguesamentos.

A nova edição inclui ainda "vocabulário SMS", "lista de smilings", "lista de abreviaturas para E-mails e SMS".

“A língua é viva e as novas tecnologias implicam o aportuguesamento de determinados termos”, explicou à Lusa Guilherme Ayala Monteiro, responsável pela atualização conforme o Acordo.

“O Acordo não trouxe grandes alterações mas mesmo assim há 1200 vocábulos que foram modificados, nomeadamente no que toca à hifenização, alguns acentos caíram, como o caso de joia, e há o desaparecimento das chamadas consoantes mudas”, esclareceu.

"Há casos em que se passa a admitir duplas grafias como em 'característica' e 'caraterística'", referiu.

“Há ainda – acrescentou – o uso de maiúsculas e minúsculas que foi alterado em alguns casos, como os meses que passam a ser escritos com minúscula”.

O “Prontuário Ortográfico”, editado pela Casa das Letras, contempla ainda formas vocabulares duplas, nomeadamente os gentílicos, entre os quais “canadiano” e “canadense” ou “norte-americano” e “estado-unidense”, ambos admissíveis.

Ayala Monteiro mostrou-se cético quanto aos resultados práticos do novo acordo, afirmando que “os brasileiros não cumpriram o acordo assinado em 1945”, e rematou: “O português é uma língua viva, uma árvore frondosa com vários ramos, o brasileiro, o angolano, o moçambicano e por aí fora”.

O autor considera que “é difícil pôr todo os povos a falar e a escrever da mesma maneira, até porque no essencial todos nos compreendemos”.

Referindo-se ao “Prontuário”, Ayala Monteiro definiu-o como “essencial, até porque indo à Internet encontramos muita coisa incorreta, além de que [o livro] ajuda muito nas concordâncias, é um apoio seguro e eficaz”.

A nova edição foi coordenada por Maria Henriqueta Costa Campos.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Sem comentários:

Enviar um comentário