quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Luxemburgo: Yvonne Lanners é nova responsável pelo contacto com vítimas de abusos sexuais cometidos pela Igreja

O arcebispado do Luxemburgo apresentou ontem Yvonne Lanners como nova responsável pelas vítimas de abusos sexuais cometidos por elementos do clero.

Yolande Lanners, teóloga e terapeuta de formação, já havia integrado anteriormente a equipa que geria a linha de emergência às vítimas de abusos sexuais, activada desde o dia 6 de Abril a 16 de Julho do ano passado.

"Aceitei o cargo, porque sei que a Igreja não se vai imiscuir, isso foi aliás uma das condições que eu impus para continuar".

Desde que o novo número foi lançado há três dias, quatro pessoas já se manifestaram, informa Lanners.

Questionada sobre o que a mais marcou nestas últimas semanas quando integrou a célula de apoio à vítima, Yolande Lanners responde: " O facto de ter havido pessoas casadas há 40 anos que carregaram essa dor durante todo esse tempo, sem nunca ter falado sobre isso com o próprio cônjuge".

Recorde-se que a 18 de Novembro do ano passado, a Igreja pediu desculpa pelos abusos sexuais de menores por elementos do clero, durante a apresentação do relatório da linha de apoio às vítimas.

De 6 Abril a 16 de Julho do ano passado, 138 pessoas recorreram a esta linha de emergência. Destas, cem afirmaram terem sido testemunhas ou vítimas de abusos sexuais ou outros em instituições ligadas à Igreja Católica Luxemburguesa. Destas 100, 39 declararam ter sido objecto de sevícias sexuais, 63 vítimas de violência corporal e 23 de maus-tratos prolongados.

Apesar de muitos casos terem prescrito, a célula de apoio comunicou 114 casos ao Ministério Público.

Yvonne Lanners pode ser contactada por telefone 49 36 26, às terças e quartas-feiras das 10 horas ao meio-dia, por fax 49 36 26 ou por correio electrónico yvola2112@vo.lu

Foto: Guy Jallay

Sem comentários:

Enviar um comentário