O jovem escritor português nasceu em Agosto de 1970 em Luanda. Autor extremamente talentoso e prolífico, Tavares publicou a sua primeira obra em 2001, mas em menos de uma década, produziu já quase três dezenas de obras, da poesia ao teatro, passando pelo romance e artigos de investigação, sobretudo no campo das artes.
Recebeu os mais importantes Prémios em Língua portuguesa: o Portugal Telecom 2007; o Prémio José Saramago 2005 e o Prémio LER/Millennium BCP 2004 com o romance - "Jerusalém" (Caminho); o Prémio Branquinho da Fonseca da Fundação Calouste Gulbenkian e do Jornal Expresso, com o livro O Senhor Valéry (Caminho); o Prémio Revelação de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores com Investigações.Novalis (Difel) e o Grande Prémio de Conto da Associação Portuguesa de Escritores "Camilo Castelo Branco" com "água, cão, cavalo, cabeça", de 2007 (Caminho).
Disse dele José Saramago, no discurso de atribuição do prémio ao romance "Jerusalém": "'Jerusalém' é um grande livro, que pertence à grande literatura ocidental. Gonçalo M. Tavares não tem o direito de escrever tão bem apenas aos 35 anos: dá vontade de lhe bater!". "De narrador de raça a génio de um imenso futuro, [Tavares] é um escritor que não vai continuar muito mais tempo despercebido nessa Europa", elogiou o escritor espanhol Enrique Vila-Matas, na prstigada revista francesa Magazine Littéraire.
Actualmente, estão em curso cerca de 160 traduções com edição em 35 países. Os seus livros deram origem, em diferentes países, a peças de teatro, peças radiofónicas, curtas metragens e objectos de artes plásticas, vídeos de arte, ópera, performances, projectos de arquitectura, teses académicas, etc.
Prémios Internacionais: Prémio Portugal Telecom 2007 (Brasil); Prémio Internazionale Trieste 2008 (Itália); Prémio Belgrado Poesia 2009 (Sérvia); Prix du Meilleur Livre Étranger 2010 (França) com "Aprender a Rezar na Era da Técnica"; finalista do Prix Femina e do Prix Médicis (2010, França); nomeado para o Prix Cévennes 2009 – Prémio para o melhor romance europeu (França) com "Jerusalém" .
Sem comentários:
Enviar um comentário