sexta-feira, 1 de abril de 2011

Amadeu Baptista representa Portugal na "Primavera dos Poetas", que começa hoje no Luxemburgo

Amadeu Baptista é um dos treze poetas convidados pela "Primavera dos Poetas", que começa hoje e decorre até domingo em Esch/Alzette e na cidade do Luxemburgo.

Dono de uma obra traduzida em mais de uma dezena de línguas, o poeta portuense nasceu em 1953, começou a publicar em 1982, fundou a revista de poesia "Babel" e co-organizou com Egito Gonçalves a revista "Orfeu 4". Recebeu prémios tão prestigiados como o Prémio Bocage de Poesia (2009), o Prémio Sebastião da Gama (2007) e o Prémio Florbela Espanca (2007).

Nesta sexta-feira, Amadeu Baptista participa, com cinco outros poetas, na abertura oficial do certame e na sessão de leitura que tem lugar na Kulturfabrik (116, route de Luxembourg), em Esch/Alzette, a partir das 19h.

No sábado, pelas 20h, o poeta português participa na Grande Noite da Poesia, na Abadia de Neumünster, no Grund, na capital, único momento do fim-de-semana em que estarão presentes todos os autores convidados.

Mas o grande nome da literatura mundial convidado para a edição deste ano é o escritor Tahar Ben Jelloun, o autor francófono mais traduzido no mundo. Ben Jelloun é o autor em destaque, no sábado, na Grande Noite da Poesia. Nessa noite será também homenageado o poeta polaco Czeslaw Milosz (1911-2004).

No domingo, o poeta franco-marroquino participa numa Manhã Poética na Galeria Simoncini (6, rue Notre-Dame), na capital, sessão em que será ainda homenageado o escritor luxemburguês Roger Manderscheid, falecido em 2010.

Sem comentários:

Enviar um comentário