quarta-feira, 16 de março de 2011

Brasil/EUA: “Já que não posso ir à Casa Branca, Obama vem à minha casa preta” - morador Cidade de Deus

A visita do Presidente dos EUA à Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, é uma incerteza para os moradores, surpreendidos mas também felizes com as notícias que dão como certa a presença de Barack Obama nesta favela pacificada no próximo domingo.

“Já que eu não posso ir até a Casa Branca, ele vem até à minha casa preta mesmo”, brinca o aposentado Pedro Teodoro, que se diz “feliz” por uma eventual visita de Barack Obama ao bairro.

O assunto domina as conversas no bairro e é também tema de um diálogo entre Teodoro e o auxiliar de serviços António Martins.

“Estávamos falando sobre isso agora... com tantas favelas aí, escolheram a Cidade de Deus! Está muito bom, obrigado!”, vibra Martins, que sai sempre de casa às 03h30 da manhã para trabalhar e agora comemora a segurança trazida pela UPP (Unidade de Polícia Pacificadora).

“Saía para trabalhar de madrugada com medo, sempre com cuidado, agora mudou, é tranquilo. Está bom demais para ser verdade”, exagera.

Nelza de Lima, que trabalha de madrugada como auxiliar de comércio, diz que ficou a saber da possível intenção de Obama por notar uma movimentação diferente no bairro.

“Quando cheguei do trabalho, por volta das 06:00, vi alguns garis da Comlurb (empresa de limpeza das ruas) aparando a grama e perguntei porquê”, conta à Lusa a moradora, frisando que este tipo de cuidados não é rotineiro.

Já o presidente da Associação dos Moradores, Alexandre Lima, diz à Lusa que não foi informado a respeito de nada.

“Acho uma falta de respeito muito grande por parte deles, de não accionarem as lideranças, não falarem com as pessoas... Não comunicaram nem à Associação de Moradores”, reclama.

Desde que foi anunciada a intenção de Obama de visitar uma comunidade pacificada no Rio de Janeiro, três favelas foram apontadas como candidatas, tendo todas elas recebido visitas de inspeção do consulado norte-americano.

Das três candidatas, a Cidade de Deus, anunciada pela imprensa brasileira como o local oficial da visita de domingo, parecia ser a mais improvável.

Criada na década de 1960 com ajuda de verba norte-americana, sob o auspício do programa Aliança para o Progresso, durante o governo Kennedy, a comunidade expandiu-se muito além do previsto e foi tomada pelo tráfico de droga.

O cenário de caos e total abandono das entidades públicas foi representado em 2002 no filme Cidade de Deus de Fernando Meirelles, que foi indicado para o Óscar de melhor realizador.

A situação mudou desde que o bairro recebeu a primeira Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), em Fevereiro de 2009, que acabou com o crime armado, embora o comércio de estupefacientes ainda exista, de acordo com alguns moradores.

Ao contrário das duas outras candidatas à visita do estadista norte-americano, Santa Marta e Babilônia, a Cidade de Deus ainda não conseguiu uma perfeita integração entre polícia e população local.

Segundo a polícia, os moradores receiam que a política de ocupação não dure para sempre. “Aqui é diferente de outras comunidades, eles não interagem tanto com a gente, porque têm medo que o tráfico volte”, diz um dos efectivos.

Um representante da Central Única das Favelas (Cufa) garante que se prepara algo especial para Obama, incluindo a presença do cantor e ativista MV Bill, além de afirmar que as suas actividades, como cursos de dança, basquete e capoeira, decorrerão normalmente no domingo.

Foto: Arquivo LW

Sem comentários:

Enviar um comentário