domingo, 13 de março de 2011

Pianista luso-descendente tem concertos todos os meses no Grão-Ducado



Este é bem capaz de ser o ano de Michel Abreu Lopes. O pianista luso-descendente não tem mãos a medir: até Junho, vai ter concertos todos os meses nas melhores salas do país. E para todos os gostos – do blues ao jazz e música clássica, passando pelo teatro infantil, na mega-produção "O Carnaval dos Animais". O CONTACTO foi assistir ao ensaio do próximo concerto no Conservatório, que é já a 22 de Março.


Michel Abreu Lopes recebe o CONTACTO à entrada do Conservatório da cidade do Luxemburgo, de jeans e sweatshirt , sorriso permanente. São as férias do Carnaval, e as salas, normalmente cheias de alunos, estão desertas. "Hoje o Conservatório é nosso", diz o pianista, enquanto segura a porta que dá para a sala com dois pianos onde se prepara para o próximo concerto, "America", já no dia 22 de Março. Professor há três anos naquela instituição, a dar aulas também em Grevenmacher e a fazer um mestrado em Maastricht, o pianista luso-descendente não tem mãos a medir. "É difícil conciliar as aulas com os concertos, porque é preciso tempo para ensaiar".

Hoje, decidiu aproveitar a tarde para ensaiar as peças que apresenta a 22 de Março no auditório do Conservatório do Luxemburgo, num concerto intitulado "America". Três compositores americanos interpretados por sete músicos convidados pelo pianista, incluindo Jean Muller, um dos mais famosos pianistas luxemburgueses, amigo de infância de Michel, e a namorada, a violinista Aude Miller, da Orquestra de Liège.

Toca algumas notas do Sexteto de Aaron Copland que encerra o programa. "É horrivelmente difícil: não sei o que é que me deu para dizer: 'Olha, vamos tocar isto..."', diz a rir. Mas o concerto não deve assustar mesmo os que têm medo da música clássica, garante: as peças escolhidas vão do jazz ao blues , e arrancam logo com um samba de Rodney Bennet. "Tá-rá-rã-rã-rã", canta, enquanto dedilha as notas. "É samba!". A segunda parte "é mais blues , com o maior compositor afro-americano, William Grant Still", explica, enquanto toca um compasso. "Isto é Gershwin, não lembra Gershwin?".

Dar a conhecer o repertório de compositores que "raramente são tocados" no Luxemburgo é um dos objectivos do pianista de 31 anos, que nasceu no Luxemburgo.

"São concertos bastante acessíveis, para dar a conhecer peças do alto repertório que raramente são tocadas, e aqui são interpretadas por músicos profissionais", explica o pianista luso-descendente.

Michel Abreu Lopes é filho de imigrantes portugueses. Gente simples, que não vem da música. "O meu pai vem de uma família muito modesta, era analfabeto. A minha mãe nem a quarta classe tem, mas sempre gostou muito de ouvir música, não só portuguesa mas também francesa". Em criança, os pais não queriam que o filho passasse o tempo todo à frente da televisão, e decidiram arranjar-lhe uma ocupação para os tempos livres. Mas acabaria por ser a televisão a dar a pista para o futuro de Michel. "Na altura o meu pai gostava muito de ver uma emissão na televisão francesa que se chamava 'L'École des fans', com o Jacques Martin, uma espécie de ídolos para os pequeninos. Passou-lhes pela cabeça que eu fosse estudar piano".

Começou no CAVEM, aos cinco anos – no Conservatório recusaram-no "por ser muito novo", apesar de "no ano seguinte terem aceitado o Jean [Muller] com a mesma idade". Mas era precoce, e depois do ensino básico no Conservatório luxemburguês, mudou-se para Metz, onde fez quatro anos do programa luxemburguês "em apenas sete meses". Depois, deu aulas no Conservatório de Thionville. Foi lá que o Conservatório do Luxemburgo o foi buscar quando precisou de um professor, há três anos. "Trataram de tudo entre eles, passado uma semana já estava a trabalhar aqui", conta.

De regresso ao Luxemburgo, tem muitos concertos pela frente durante todo o ano (ver agenda). E um projecto na manga para 2012, a quatro mãos, com o compositor luxemburguês Claude Lenners. "Gostávamos de fazer um concerto com um repertório de compositores portugueses e luxemburgueses, e levá-lo também a Portugal". O projecto já tem financiamento do Ministério da Educação luxemburguês, e aguarda o aval de Portugal.

Até lá, é possível vê-lo num dos muitos concertos agendados nas melhores salas do país.

Fotos e Texto: P.T.A.

-----------------------------------------------------------------

Agenda de concertos
de Michel Abreu Lopes

MARÇO
15 de Março, 20h
Céline Bonacina Trio, Anaïs Lorentz (saxofone) & Michel Abreu Lopes (piano)
Opderschmelz, Dudelange
Preço: 15 euros em pré-venda, 20 euros no local

22 de Março, 20h
Concert ActArt: América
Sete músicos interpretam três compositores americanos: Richard Rodney Bennett, William Grant Still e Aaron Copland

Conservatório, cidade do Luxemburgo
Intérpretes: Aude Miller (violino), Violaine Miller (viola), Stéphanie Pochet (clarinete), Evelyne Marmann (violino), Claude Giampelligrini (violoncelo), Michel Abreu Lopes (piano), Jean Muller (piano)
Preço: 12, 9 ou 6 euros; jovens: 8, 6, ou 2,5 euros

ABRIL
17 de Abril, 17h
Concert en trio
Kulturhaus, Niederanven
Nadine Billa (clarinete), Stéphane Giampellegrini (violino), Michel Abreu Lopes (cravo)
Preço: 12 euros (10 para membros, cinco para jovens)

MAIO
7, 8 e 14 de Maio, sempre às 15h e às 17h
"Le Carnaval des animaux", peça de teatro infantil para pianos e orquestra, de Camille Saint-Saëns. Com a Orquestra Filarmónica do Luxemburgo (co-produção com a Philharmonie)
Grand Théâtre, cidade do Luxemburgo
Preço: 10 euros (adultos), cinco euros para jovens e crianças

JUNHO
22 de Junho
Festa da Música: La Boca (grupo de tango), na Place d'Armes, cidade do Luxemburgo
Gratuito

Sem comentários:

Enviar um comentário