sexta-feira, 11 de março de 2011

Sismo de magnitude 8,9 na escala de Richter seguido de tsunami atinge Japão

Um tsunami atingiu hoje a costa norte do Japão, após um violento sismo de magnitude 8,9 na escala de Richter. O abalo foi seguido de pelo menos quatro réplicas de magnitudes entre 6,4 e 7,1, segundo o Instituto de Geofísica norte-americano (USGS).

A RTP Notícias cita o relato feito por um português residente no Japão há mais de dez anos, que disse que o sismo de hoje foi "o mais forte" que sentiu na capital nipónica, mas realçou que "não há pânico". "Há água e luz nas casas. Os automóveis nas ruas continuam a circular", disse o técnico ao telefone com a agência Lusa em Pequim, cerca das 17h30 locais (9h30 no Luxemburgo).


Na sequência do forte sismo, ondas de cerca de dez metros atingiram a costa de Sendai, causando numerosos danos materiais. O alerta de tsunami foi emitido também na Rússia, Filipinas, ilhas Marianas e Pacífico.

Pelo menos quatro pessoas morreram e dezenas estão desaparecidas, avança a AFP citando relatos dos meios de comunicação no local.

Um homem de 77 anos foi morto pela queda de um muro de pedra na prefeitura de Chiba (região de Tóquio), uma pessoa morreu na região de Miyagi (nordeste) devido à queda de um objeto e um homem morreu na sequência do tsunami na prefeitura de Iwate (nordeste), avança a agência Jiji.

Uma mulher idosa também morreu soterrada por um telhado que caiu na província de Ibaraki (perto de Tóquio), disseram as autoridades locais à AFP.
Oito pessoas estão desaparecidas após um deslizamento de terra na área de Fukushima (nordeste) e uma criança foi arrastada pelas ondas do tsunami na província de Miyagi, segundo a imprensa.

Várias pessoas também ficaram feridas em Tóquio, após o desabamento do teto de um centro de conferências onde 600 alunos participavam numa cerimónia de formatura, anunciaram os bombeiros.

Pelo menos 20 pessoas ficaram feridas em Osaki na prefeitura de Miyagi (nordeste), algumas foram atingidas por quedas de objetos e outras ficaram presas sob os escombros, adiantou a agência de notícias Kyodo citando os bombeiros.

As centrais nucleares da costa do Pacífico nas prefeituras de Miyagi e Fukushima foram automaticamente desativadas depois do forte sismo. As centrais nucleares cuja produção foi desativada automaticamente foram as de Onagawa, na prefeitura de Miyagi e as primeira e segunda centrais de Fukushima.

A central de Kashiwazaki-Kariwa, na prefeitura de Niigata, na costa do Mar do Japão, manteve-se em funcionamento.

O tsunami inundou o imenso parque da Disneylândia situado na região de Tóquio, noticiou a agência japonesa Jiji, citada pela AFP.

O sismo ocorreu às 14h46 locais (6h46 no Luxemburgo), a 179 quilómetros a leste de Sendai, ilha de Honshu, e a 382 quilómetros a nordeste de Tóquio.
O epicentro foi no Oceano Pacífico, a 130 quilómetros da península de Ojika, a uma profundidad de dez quilómetros.

Sem comentários:

Enviar um comentário