segunda-feira, 4 de abril de 2011

Mais de 10 mil assalariados vítimas de assédio moral no Luxemburgo, em 2010

No ano passado, 10.500 assalariados foram vítimas de assédio moral, indica um estudo da associação sem fins lucrativos Mobbing . Os sectores da saúde, do comércio e da banca são os mais afectados.

O assédio moral no trabalho afecta sobretudo os recém-contratados e as mulheres, indica o estudo, sublinhando que no que respeita aos sexos, as mulheres têm mais facilidade em confiar-se a alguém do que os homens.

As três principais queixas referem-se ao abuso de poder hierárquico, às condições de trabalho e a uma organização de tarefas mal definida.

Em 2010, 15 % dos queixosos vinham sobretudo do sector da saúde (lares para idosos e gabinetes médicos), 14 % do comércio e 12 % do sector financeiro.

Em geral, os assalariados vítimas de assédio ficam de baixa em média cinco semanas por ano. A associação Mobbing estima que esta realidade comporta um custo de 26 milhões de euros para as empresas, sem incluir as despesas das consultas médicas, dos tratamentos e da hospitalização.

Para a associação, é necessária a criação de uma lei mais eficaz do que as actuais convenções colectivas dos parceiros sociais.

Foto: Shutterstock

Sem comentários:

Enviar um comentário