sexta-feira, 1 de abril de 2011

Moradores, entre os quais cidadãos portugueses, não querem ciganos em Bollendorf


Os habitantes de Bollendorf-Pont (Comuna de Berdorf) manifestaram-se ontem à tarde em frente ao Hotel André contra o alojamento de 60 ciganos, que obtiveram direito de asilo do Governo luxemburguês.

Portugueses e luxemburgueses, habitantes de Bollendorf-Pont, manifestaram-se ontem, ao início da tarde, contra o alojamento no Hotel André de um grupo de pessoas originárias da Sérvia e da Macedónia, a quem o Governo luxemburguês deu direito de asilo.

Os ciganos, que deveriam ter-se instalado ontem no hotel da localidade, não chegaram a entrar, devido à presença dos manifestantes. Contam os populares que o hotel foi fechado de propósito para alojar os cidadãos das antigas repúblicas da Jugoslávia.

A população receia a vinda de mais um grupo de ciganos, que se junta aos 300 que já habitam num hotel em Weilerbach e justifica o seu receio com "problemas de segurança" e possibilidade de existirem distúrbios.

Na localidade vizinha há relatos de casos de "prostituição e de droga", onde "a polícia vai todos os dias ao hotel porque há confusão", sublinha. Jorge Silva, vizinho do hotel, afirma, categórico: "Não queremos isso aqui."

Um casal de luxemburgueses, Milly e Pierre Merten, também dão voz à sua insatisfação e dizem que a vinda dos ciganos vai prejudicar a qualidade de vida das pessoas e fazer baixar o preço de venda das habitações". Belmira Marques adianta que nunca mais vão "ter sossego*, enquanto que Elisabete Dias afirma que "os filhos, que até agora iam sozinhos para o autocarro", vão começar a ser acompanhados pela mãe e "vão deixar de brincar sozinhos na rua, porque não há condições de segurança com 60 pessoas que vão andar a rondar por aí".

Os habitantes voltam a manifestar-se em frente ao hotel na segunda-feira de manhã, dia em que os ciganos deverão instalar-se.

Texto e fotos: Irina Ferreira

Sem comentários:

Enviar um comentário