quinta-feira, 5 de maio de 2011

Final da Liga Europa em Dublin, a 18 de Maio: É com certeza uma final portuguesa

A goleada do FC Porto ao Villarreal (5-1) garante-lhe praticamente um lugar na final, enquanto Sporting de Braga e Benfica (que venceu tangencialmente os minhotos na Luz, por 2-1), vão discutir esta noite, na "pedreira", qual dos dois carimba o passaporte para Dublin.

Parece quase garantido que a final da Liga Europa será cem por cento portuguesa. A Arena de Dublin deverá ser palco, pela primeira vez na história das competições da UEFA, de uma final absolutamente lusitana.

Depois de ter marcado cinco golos pela terceira vez seguida – após as goleadas impostas ao Spartak de Moscovo, nos quartos-de-final (5-1 em casa e 5-2 fora) –, a equipa de André Villas-Boas ficou com pé e meio na sua quinta final europeia, tornando quase uma mera formalidade a deslocação a Espanha.

Com a presença inédita de três equipas portuguesas nas meias-finais, só o "intruso" espanhol poderia impedir uma final lusa, mas o "submarino amarelo" saiu abatido do Dragão, por quatro tiros certeiros de Falcão e outro de Guarin. No Dragão, foi a noite de Falcão!

O embate desta noite

Em relação ao embate desta noite, no terreno dos espanhóis, Villas-Boas garante que os 5-1 do Dragão não irão fazer alterar a filosofia da formação que dirige. "Não somos equipa para mudar de estratégia ou para ir lá defender. Acreditamos que a nossa identidade será suficiente para nos levar à final, jogando como sempre o fizemos até aqui", disse.

O técnico portista assumiu que este está a ser um final de temporada notável, mas não parece estar muito admirado com isso.

"Este é um clube de grande sucesso, que nos permite ter à disposição jogadores com muito talento. Quando a máquina está bem montada, é mais fácil ganhar. A frequência dos sucessos nacionais e internacionais não é de agora. Mas, é evidente que é uma época excelente", recordou.

Por seu turno, o treinador do Villarreal ainda acredita na reviravolta. "Temos que encarar as poucas possibilidades de passar à final com fé e convicção. Temos de pensar que há uma final da Liga Europa à nossa espera", alerta Juan Carlos Garrido. "Vamos tentar a reviravolta, pois temos capacidade para consegui-la. Temos de concretizar as oportunidades. No futebol é preciso ter a cabeça e o coração a lutar até ao fim", rematou.

Os 5-1 conseguidos no Dragão abrem excelentes perspectivas para o jogo no estádio El Madrigal e para os portistas fazerem da final de Dublin uma final 100 por cento lusitana.

Sabendo que os dragões ainda não perderam fora nas competições europeias nesta época... está tudo dito.

Se chegar à final de Dublin, a 18 de Maio, como tudo o indica, o clube azul e branco procurará vencer o seu quarto troféu, após a conquista da Taça dos Campeões, em 1997 e 2004, e da Taça UEFA, em 2003.

SL BENFICA OU SPORTING DE BRAGA?


Na outra meia-final há a certeza de que terá um vencedor português, mas o resultado da primeira mão, no estádio da Luz, não deixa adivinhar qual deles: o Benfica está em vantagem, graças a um triunfo por 2-1, mas o Braga marcou um golo fora que lhe abre esperanças para a partida em casa.

O defesa brasileiro Jardel inaugurou o marcador para o Benfica, e o brasileiro Vandinho empatou três minutos depois, de cabeça, na sequência de um livre. Mas a equipa de Jorge Jesus chegou à vantagem definitiva quando Cardozo, na marcação irrepreensível de um livre directo, aos 59 minutos, conseguiu o golo da vitória.

Jorge Jesus sabe que apenas a vitória hoje na Liga Europa lhe pode salvar a época, já que se chegar à final e voltar a perder com o Porto, a sua pernamência na Luz estará seriamante comprometida. O treinador encarnado mostra-se confiante e acredita que a sua equipa "vai marcar golos em Braga, como sempre tem feito na Liga Europa".

Com duas taças dos Campeões Europeus conquistadas em 1961 e 1962, o Benfica – com o título de campeão nacional arrebatado pelo FC Porto e eliminado da Taça de Portugal pelos "dragões" – vai a Braga em busca da sua oitava final continental, 21 anos depois da presença no jogo decisivo da Taça dos Campeões, perdido para o Milan (1-0), enquanto o conjunto de Domingos Paciência procura dar mais um passo inédito na sua brilhante carreira.

Certezas para o jogo no Estádio Municipal de Braga serão as ausências de Aimar, do Benfica, que viu um amarelo, que o suspende da segunda-mão, tal como Vandinho do Sporting de Braga.

Resumindo, o FC Porto pode tratar do alojamento em Dublin, enquanto Braga e Benfica, principalmente os primeiros, têm que fazer pela vida para acompanhar os dragões até à Irlanda.

Á. Cruz
Fotos: Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário