domingo, 1 de maio de 2011

João Paulo II beatificado hoje

O papa João Paulo II vai ser beatificado no domingo, mas as cerimónias prolongam-se por três dias e contam com uma ligação directa a Fátima, que Karol Wojtyla (nome de baptismo de João Paulo II, 1920-2005) visitou três vezes.

A beatificação terá várias etapas, dentro e fora do Vaticano, e culmina com o rito presidido por Bento XVI, a 1 de Maio. O actual papa Bento XVI preside, por norma, às cerimónias de canonização (proclamação de um novo santo) e esta será apenas a segunda beatificação que celebra.

O corpo de João Paulo II vai ser trasladado a 29 de Abril para junto do túmulo de São Pedro (séc. I), considerado o primeiro papa da Igreja Católica, nas grutas do Vaticano, passando para o altar da confissão, dentro da basílica, onde vai ser exposto aos fiéis, depois da conclusão do rito de beatificação.

O programa completo das celebrações ligadas à beatificação inicia-se no sábado, 30 de Abril, com uma vigília ao ar livre, no Circo Máximo de Roma, momento em que haverá uma ligação em directo a cinco locais de culto dedicados à Virgem Maria, em todo o mundo, incluindo o santuário de Fátima. A missa da beatificação decorre na praça de São Pedro, a partir das 10h, podendo os fiéis entrar, livremente, a partir das 5h.

O anúncio do nome de João Paulo II como novo beato vai acontecer pouco depois do início da missa, numa cerimónia que inclui a apresentação do pedido formal de beatificação pelo cardeal Agostino Vallini, vigário-geral do Papa para a diocese de Roma. Segue-se a leitura da biografia de João Paulo II e o anúncio da data da festa litúrgica.

O Vaticano escolheu o dia 22 de Outubro para a celebração da memória litúrgica do futuro beato, data da missa de início do pontificado do Papa polaco, e vai permitir que, no primeiro ano após a beatificação, seja possível celebrar uma "missa de agradecimento a Deus" em locais e dias "significativos”, por decisão de cada bispo diocesano.

Na segunda-feira, 2 de Maio, na Praça de São Pedro, às 10h30, será celebrada uma eucaristia em honra do novo beato.

A sepultura dos restos mortais de João Paulo II no andar principal da basílica vai ser feita de forma privada, no mesmo dia 2, na capela de São Sebastião.

João Paulo II morreu a 2 de Abril de 2005 com 84 anos. Durante as cerimónias fúnebres, muitos fiéis na Praça de São Pedro gritaram: "Santo subito!" ("Santo já!"). Normalmente, o Vaticano respeita um período de cinco anos após a morte para iniciar o processo de beatificação. No entanto, o caso de João Paulo II foi mais rápido devido à "reputação de santo atribuída ao papa em vida, na morte e após a morte", segundo explicou a Santa Sé em comunicado.

A beatificação foi anunciada a 14 de Janeiro, depois da publicação do decreto que comprovava um milagre atribuído à intercessão de João Paulo II. Trata-se da cura da religiosa francesa Marie Simon-Pierre, que sofria de Parkinson, tal como João Paulo II. Uma vez beatificado, e para que o papa polaco se torne santo, será preciso que um segundo milagre lhe seja atribuído.

Sem comentários:

Enviar um comentário