terça-feira, 31 de maio de 2011

Tomate sob suspeita no Luxemburgo: Epidemia de bactéria EHEC

A Ordem dos Médicos alemã reconhece que a bactéria Escherichia coli (EHEC) "é um potencial risco para a vida das pessoas", e recomenda abdicar de comer saladas, tomate e pepino crus. A epidemia, que já fez 11 mortos na Alemanha, preocupa os consumidores no Luxemburgo. Comer ou não comer saladas, eis a questão.

Angélica dos Santos é fã de saladas, mas mudou os hábitos alimentares desde que a bactéria ECEH apareceu. Ainda não abdicou da alface, "bem lavadinha em água e vinagre, porque nunca se sabe", mas já disse não aos pepinos. E verifica a proveniência do tomate, para garantir que não vem de Espanha. Tomate, agora, "só português", diz a imigrante portuguesa de 54 anos.

Bactéria é perigosa

Mas há quem defenda medidas mais drásticas. A Ordem dos Médicos alemã, que já reconheceu que a bactéria "é um potencial risco para a vida das pessoas", recomenda que se abdique temporariamente não só do tomate e pepino crus, mas também de qualquer tipo de saladas.

Por enquanto, as autoridades alemãs só confirmaram a presença da bactéria Escherichia coli Entero-hemorrágica em pepinos provenientes de Espanha, e puseram o tomate e as saladas em alerta. É que apesar de a bactéria não ter sido detectada nesses alimentos, o inquérito epidemiológico feito pelas autoridades alemãs indica que as pessoas infectadas tinham consumido grandes quantidades de tomate e saladas. No Luxemburgo, já foram retirados do mercado três variedades de tomate biológico ("cherry", " cocktail", e "vine tomatoes Roma", vendido nas lojas Alavita, em Junglinster, e Mullebutz, na capital). Mas ainda não se sabe se os tomates, retirados após o alerta preventivo da Comissão Europeia, estavam ou não contaminados.

"Só devemos ter resultados no final desta semana", disse ao CONTACTO Patrick Rau, responsável do Serviço de Segurança Alimentar do Luxemburgo.

Quanto a comer ou não saladas, aquele responsável é cauteloso. Abdicar de comer legumes crus não faz parte das recomendações daquele órgão. Pelo menos para já. "Continuamos sem saber com certeza a fonte da epidemia, mesmo na Alemanha", frisa. "Desde a semana passada que recolhemos amostras para análise no Luxemburgo, mas ainda estamos à espera dos resultados. O que recomendamos é respeitar os conselhos de higiene habituais: lavar bem os legumes, descascá-los ou cozê-los, porque o calor mata as bactérias".

P.T.A. (com Lusa)
Foto: Shutterstock

Sem comentários:

Enviar um comentário