sexta-feira, 17 de junho de 2011

Músicos lusófonos sobem ao palco na Festa de Música

Os Minhotos, um grupo folclórico português, Lúcia de Carvalho, cantora angolana, e um grupo de batucada de Cabo Verde, são os representantes da música lusófona na Festa da Música, que começa nesta sexta-feira, 17 de Junho, e que termina no dia 21.

O programa da edição deste ano da Festa da Música foi apresentado no Centro de Cultural Kinneksbond de Mamer, no dia 8 de Junho, na presença da ministra da Cultura, Octavie Modert.

"A Festa da Música é um acontecimento que se impôs e se afirmou junto do público e não tenho dúvidas que a adesão do público vai ser grande", declarou a ministra da Cultura, Octavie Medert, ao CONTACTO, após a conferência de imprensa. No ano passado, 35 mil pessoas participaram na Festa da Música. Este ano, a organização espera ultrapassar este número.

Nesta edição, a música lusófona está representada pelo grupo de folclore português, Os Minhotos, que actua em Echternach, no dia 19, às 18h, na Place du Marché; pelo grupo de batucada cabo-verdiano, que se apresenta no dia 21, às 19h, em Hollerich, na capital, no rond-point d'Horloge, seguido pela angolana Lúcia de Carvalho, às 20h30.

Para a ministra da Cultura, a espontaneidade e a diversidade são características que tornam singular a Festa da Música: "Tem uma faceta espontânea porque uma pessoa pode decidir sair à rua para assistir a um concerto. O evento é uma grande montra musical, que mostra não só a diversidade da músical, mas também a diversidade dos públicos", continua a ministra.

Prova dessa diversidade é a presença de nomes tão díspares como os Angle at my Table, um dos grupos mais prometedores da música luxemburguesa, que actuam em Dudelange, no dia 18, ou a cantora de jazz Sascha Ley, que sobe ao palco em Ettelbruck, também no dia 19, com o seu espectáculo "Femme Totale". Estão ainda previstas duas oficinas de música com o grupo Station 17 para artistas com deficiência, em Wiltz, entre hoje e sexta-feira, entre outras iniciativas.

"Este ano conseguimos que a Festa da Música se alargasse a todo o país, com mais locais de espectáculos", congratula-se a ministra da Cultura. São 221 os concertos previstos, em 16 localidades do país, todos eles gratuitos.

"É uma festa que mostra a diversidade da música", conclui Octavie Modert. O programa completo do evento pode ser consultado em www.fetedelamusique.lu .

I.F.

Sem comentários:

Enviar um comentário