domingo, 12 de junho de 2011

Segundo caso de E.coli detectado no Luxemburgo

O Luxemburgo detectou um segundo caso de infecção gastrointestinal causada pela bactéria E.coli (EHEC).

De acordo com o Ministério da Saúde luxemburguês trata-se de uma mulher que terá contraído a doença durante uma viagem ao norte da Alemanha, na primeira semana de Junho.

Alguns dias após o regresso ao Luxemburgo, a paciente desenvolveu a sintomatologia típica de diarreia com sangue, estando agora internada num hospital.

À semelhança do que aconteceu com o primeiro caso detectado no Luxemburgo, as autoridades limitam-se a recomendar o respeito pelas regras elementares de higiene, uma vez que a infecção foi contraída durante uma deslocação à Alemanha.

O primeiro caso de infecção gastrointestinal provocada pela bactéria EHEC 0104 foi detectado no dia quatro de Junho, no Luxemburgo. A bactéria alojou-se numa mulher de 50 anos que tinha estado na região de Hamburgo, o epicentro da epidemia, durante a segunda semana de Maio.

Ao todo, o surto de infecções causadas por uma variante perigosa da bactéria E. coli já causou 35 mortes na Alemanha e uma na Suécia – uma mulher que tinha estado nesse mesmo país. Das mais de 3.200 pessoas infectadas, cerca de 812 poderão vir a sofrer complicações relacionadas com a infecção.

As autoridades alemãs anunciaram que a origem do surto terá estado, “quase com total segurança”, nos rebentos de vegetais provenientes de uma pequena plantação em Bienenbüttel, na Baixa Saxónia, depois de as primeiras suspeitas terem recaído sobre os pepinos importados de Espanha. Alguns trabalhadores dessa plantação também foram infectados por esta variante da E. coli .

Sem comentários:

Enviar um comentário