sexta-feira, 1 de julho de 2011

Emitido novo mandado de detenção europeu por Vale e Azevedo

As varas criminais de Lisboa emitiram um novo mandado de detenção europeu contra o ex-presidente do Benfica, João Vale e Azevedo, que aguarda em liberdade pela decisão de extradição, em Londres.

O mandado, emitido a 9 de Junho de 2011, substitui o mandado de detenção que está em execução no Reino Unido. Recorde-se que Vale e Azevedo está a viver no Reino Unido com termo de identidade e residência, passaporte retido e impedido de viajar para o estrangeiro até à conclusão do processo de extradição, que está na justiça britânica há três anos à espera de resolução.

A decisão de extradição para que o ex-dirigente desportivo cumpra pena de prisão efectiva no caso Dantas da Cunha foi adiada sete vezes, tendo Vale e Azevedo comparecido a tribunal pela última vez no dia 28 de Setembro de 2010.

O ex-presidente das águias foi condenado a sete anos e seis meses de prisão efectiva pela venda de um imóvel no Areeiro, acusado de falsificação e burla qualificada.

Também foi condenado, em 2007, a cinco anos de prisão efectiva no caso Ribafria e a uma pena de seis anos de prisão efectiva nos casos Ovchinnikov e Euroárea, relativo à venda simulada de terrenos do clube da Luz, por cinco milhões de euros.

O primeiro mandado de detenção europeu foi emitido a 11 de Junho de 2008 e o segundo a 3 de Dezembro de 2008, mas os advogados de Vale e Azevedo recorreram da extradição e o impasse mantém-se.

Sem comentários:

Enviar um comentário