domingo, 3 de julho de 2011

Jim Morrison morreu há 40 anos

Jim Morrison, o mítico vocalista da banda norte-americana The Doors, morreu há 40 anos.

Morrison foi encontrado morto, a 3 de Julho de 1971, na banheira da casa de banho do seu apartamento em Paris. Sem evidências visíveis de agressão física, portanto sem hipotético cenário de crime, o corpo não foi autopsiado mas as circunstâncias misteriosas em que morreu fomentaram sempre muita discussão.

Novos testemunhos dizem agora que Morrison não morreu na casa de banho do seu apartamento mas sim na de um clube parisiense. Um português que na altura vivia em Paris veio agora a público afirmar que foi ele e um colega quem resgatou Jim Morrison da casa de banho onde perdeu a consciência.

Nuno Galopim, no Diário de Notícias, conta que "há poucos dias, um livro publicado em França, assinado pelo então gerente do clube Rock'N'Roll Circus, revelou uma outra tese. Em "The End: Jim Morrison", Sam Bernett conta que Jim Morrison foi encontrado na casa de banho do seu clube. De corpo inerte, aparentemente vítima de uma overdose. E sugere que ali terá morrido e, depois, transportado até ao seu apartamento pelos mesmos dois homens que algumas horas antes lhe tinham vendido a heroína."

Mas José Simas, que naquela noite trabalhava como barman no clube Rock'N'Roll Circus, tem uma outra versão. Simas afirma que foi alertado pela porteira para um cliente que tinha perdido a consciência na casa de banho do clube. Quando ele e um colega chegaram ao local, conta Nuno Galopim, "começou por tentar fazer entrar um braço, depois uma perna, até que conseguiu espreitar lá para dentro. "Vi um tipo, sentado no chão. O meu amigo Claude, que vinha atrás de mim, dizia uma frase do género 'este é um drogado que está aí no chão'. Entrámos. Peguei nele e o meu amigo veio ajudar-me a transportá-lo cá para fora. E aí ficou, amarfanhado."

Jim Morrison é posto num taxi e segue sozinho para o hospital. "Segundo o relato do então barman, o corpo inerte de Jim Morrison esperava, então, o táxi, no chão do vestíbulo do clube. Respirava? "Agora é que já não posso afirmar", adverte o português. Mas acrescenta que não teve "a sensação de transportar um morto. Mas não o posso afirmar. Era de noite... era coisa para umas três da manhã. Meti-o no táxi, fechei a porta e seguiu". E sublinha, "foi sozinho no táxi".
O português diz ainda que, apesar de ter sido ele e o colega a descobrirem Jim Morrison, foi o dono do clube, Sam Bennett, quem ficou com os louros.


Foto: The Doors Facebook page

Sem comentários:

Enviar um comentário