quinta-feira, 14 de julho de 2011

Luxemburgo: Curso de acesso à universidade para pessoas sem estudos

A "Chambre des Salariés" vai oferecer, a partir de Setembro, uma formação com vista ao acesso ao ensino superior para pessoas que não tenham concluído os estudos secundários. Segundo Roger Melmer, director-adjunto do "Luxembourg Lifelong Learning Center", que depende da "Chambre de Salariés", esta formação resulta da assinatura de uma convenção com a Universidade francesa de Metz.

O programa da formação, que comporta disciplinas da via geral de ensino secundário, tais como Francês, Matemática ou Geografia, inclui ainda o ensino de uma segunda língua obrigatória e de uma terceira opcional (entre elas, o Português).

As aulas, que vão acontecer duas vezes por semana, entre as 18h e as 21h, e ao sábado, no centro de formação da "Chambre des Salariés", em Remich, terão lugar numa escola ainda a definir na cidade do Luxemburgo. Todos as disciplinas e exames serão em língua francesa. Os candidatos à formação estarão sujeitos a uma entrevista prévia de selecção.

Os alunos que concluírem o programa com avaliação positiva receberão um diploma equivalente ao fim de estudos do ensino secundário.

O custo total do programa de formação deverá rondar os 2.500 euros.

A "Chambre des Salariés" deverá publicar dentro de duas semanas, aproximadamente, uma brochura no seu site de internet ( www.lllc.lu ) com todas as informações necessárias aos interessados em fazer a formação.

Das 200 pessoas que frequentaram o programa no ano lectivo anterior na Universidade de Metz, 61 deles eram do Luxemburgo, sendo que 15 eram portugueses.

Irina Ferreira
Foto: Maurice Fick

Sem comentários:

Enviar um comentário