sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Coreógrafa belga enfurece público luxemburguês

Os espectadores começaram a sair da sala pouco depois de o espectáculo ter começado. E os que ficaram não estiveram calados. Protestos e risos acolheram a nova coreografia da belga Anne Teresa De Keersmaeker que estreou ontem no Grand Théâtre.

O palco está completamente às escuras durante os primeiros vinte minutos de "Cesena". O novo espectáculo da corógrafa do momento é uma alegoria da aurora, o que torna difícil ver os 19 bailarinos, convertidos em vultos. No Festival de Avignon, a peça foi representada às 4h30 da manhã, tendo como iluminação apenas a luz do sol nascente. Mas no Luxemburgo os espectadores tiveram menos paciência. "A manhã não demora tanto tempo a chegar!", grita alguém na plateia.

Risos e burburinho acompanharam o espectáculo até ao fim. Mas antes de acabar, já muitos espectadores tinham abandonado a sala.

Reacções a evocar a estreia em 1913 da "Sagração da Primavera", de Stravinsky, que também enfureceu o público. Goste-se ou não, o bailado co-produzido por Guimarães2012, capital europeia da cultura, e mais nove instituições europeias, não deixa ninguém indiferente. Com o que, garante quem gostou, "deve ser arte".

Texto: P.T.A.
Foto: Anne Van Aershot

Sem comentários:

Enviar um comentário