terça-feira, 15 de novembro de 2011

Droga/UE: Overdoses mataram uma pessoa por hora nos últimos 20 anos

Foto: Serge Waldbillig
As overdoses mataram uma pessoa por hora nos últimos 20 anos, segundo o relatório do Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência (OEDT) apresentado hoje e que aponta os opiáceos como presentes na maioria dos casos.

De acordo com o documento, em 2009 morreram por overdose 7.600 pessoas e os opiáceos – sobretudo a heroína – estão presentes na maioria dos casos notificados na Europa.

Nos 22 países que forneceram dados relativos a 2008 e 2009, os opiáceos “foram responsáveis pela grande maioria dos casos: mais de 90% em cinco países e entre 80 e 90% noutros 12”, refere o documento. Para além da heroína, as substâncias mais frequentemente referidas são o álcool, as benzodiapezinas, outros opiáceos e, nalguns países, a cocaína.

De acordo com o relatório sobre a “Evolução do Fenómeno da Droga na Europa”, os homens são os mais atingidos (81%) pelas mortes por overdose. “Na Europa, a vítima de overdose fatal típica é um homem entre 35 e 39 anos de idade, com um longo historial de problemas com opiáceos”, refere o Observatório, que lembra igualmente que o consumo de droga é uma das principais causas de problemas de saúde e de morte entre os jovens na Europa. Contudo, o OEDT admite que os números de mortes por overdose possam ser superiores, uma vez que “os dados nacionais podem ser afetados pela subnotificação ou a subverificação das mortes induzidas pela droga”.

Numa análise específica sobre a mortalidade relacionada com a droga, publicada em paralelo com o relatório de hoje, o Observatório estima, pela primeira vez, que poderão ser cerca de 10 mil a 20 mil os consumidores problemáticos de opiáceos que morrem por ano na Europa, sobretudo devido a overdoses.

O OEDT indica que as mortes por overdose “podem representar entre um e dois terços da mortalidade global registada entre os consumidores problemáticos de droga”. Chama ainda a atenção para o facto de o número de consumidores mortos por overdose na Europa se manter estável, apesar do aumento da disponibilidade de tratamentos ao longo dos anos, e realça o “grande desafio” que a redução destes óbitos representa para os serviços de apoio aos toxicodependentes.

Em 2009, a mortalidade média por overdose na União Europeia estava estimada em 21 mortes por cada milhão de habitantes com idades compreendidas entre os 15 e os 64 anos, com Portugal a apresentar uma taxa inferior a metade desta, com menos de 10 casos/milhão. Quanto a 2008 – o ano mais recente em que existem dados disponíveis de quase todos os países – mais de metade das mortes por overdose notificadas referia-se a dois países, Alemanha e Reino Unido, que em conjunto com Espanha e Itália registaram dois terços dos casos notificados (5.075 casos). No entanto, recorda o OEDT no relatório, “as comparações entre países exigem prudência porque subsistem diferenças quanto à metodologia utilizada e às fontes de dados”.

A mortalidade relacionada com o consumo de droga inclui as mortes por overdose, o VIH/Sida, os acidentes rodoviários, em especial quando há uma associação com o álcool, a violência, o suicídio e os problemas associados a doenças crónicas provocadas pelo consumo recorrente.

Sem comentários:

Enviar um comentário