sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Portugal à procura da vitória no inferno de Zenica


A selecção portuguesa joga hoje em Zenica, frente à Bósnia, o primeiro encontro do play-off de apuramento para o Europeu2012. A equipa das quinas quer reeditar a vitória alcançada em 2009, no mesmo estádio, mas agora frente a um adversário mais forte e maduro num estádio escaldante.

Portugal tem o triste fado de voltar a decidir a presença numa fase final de uma grande competição através de um play-off , e de novo frente à emergente e valorosa selecção bósnia. Há dois anos Portugal conseguiu vencer mas os jogos foram bem complicados, mais o da Luz que o de Zenica. Desde aí muito mudou nas duas selecções, inclusive os seleccionadores. A Bósnia amadureceu e tornou-se uma equipa sólida, agora comandada pelo ex-internacional da Jugoslávia, Safet Susic. Paulo Bento substituiu Queiroz e a equipa conseguiu cinco vitórias, mas perdeu na Dinamarca, quando apenas precisava de um empate.

Hoje, o jogo vai ser para homens de barba rija. Portugal vai ter que enfrentar uma equipa motivadíssima e pronta a morrer em campo para marcar presença na sua primeira grande competição futebolística como jovem nação. Terminou a fase de qualificação no segundo lugar do Grupo D, a um ponto da França, e dispõe de excelentes jogadores, sendo o avançado do Manchester City, Edin Dzeko, expoente máximo.

Dzeko apenas pensa no duelo com a Selecção Nacional: "Estamos ansiosos pelo início do desafio." Muitos consideram que jogar na condição de visitado em primeiro lugar é prejudicial. O jogador, que marcou 20 golos nos 39 jogos pela selecção, tem opinião contrária: "É bom jogarmos primeiro em casa. Estamos privados de alguns jogadores (Sasa Papac e Boris Pandza), mas, queremos ganhar", sublinhou.

Paulo Bento, conta com o regresso de Pepe, Fábio Coentrão e Hugo Almeida para o jogo de hoje,mas não conta com Danny, lesionado, e Sílvio – um dos substitutos do mais recente "desertor", Bosingwa,incompatibilizado com o técnico e que se juntou a Ricardo Carvalho no grupo dos indisponíveis.

Portugal tem ainda a desvantagem de jogar no estádio Bilino Polje, cujo relvado está em péssimo estado. Carlos Godinho, director desportivo da federação lusa, visitou o campo e afirmou que a selecção "nunca jogou num relvado tão mau", tendo aventado a hipótese de Portugal "jogar sob protesto".

Para chegar a uma sétima fase final consecutiva, Portugal precisa de repetir a jogada de há dois anos: superar a Bósnia no play-off - ao lograr então dois triunfos por 1-0, selados por Bruno Alves e Raul Meireles.

Para isso temos que deixar a pele em campo e mostrar uma atitude de campeões.

Cristiano Ronaldo e seus pares têm a responsabilidade de guiar Portugal à vitória. Vão ser capazes?

Sem comentários:

Enviar um comentário