sábado, 31 de dezembro de 2011

Arquiteto Souto de Moura entre as 100 personalidades de 2011 para o El Pais

O arquiteto português Eduardo Souto de Moura, Prémio Pritzker 2011, foi considerado hoje uma das 100 personalidades do ano pelo jornal espanhol El País.

Na revista semanal, o diário espanhol escolheu os 100 homens e mulheres iberoamericanos que marcaram 2011 e Souto de Moura é o único português a figurar entre os eleitos, sendo descrito como "ponta de lança da terceira geração de arquitetos portugueses modernos".

Para o jornal, o arquiteto português é "o herdeiro natural de uma tradição que atualizou uma linguagem [em arquitetura], retirando-lhe os ornamentos", e elogia-lhe o recurso a "materiais locais e a acabamentos artesanais".

Eduardo Souto de Moura foi distinguido este ano com o Prémio Pritzker, o mais prestigiado na área da arquitetura internacional, foi doutorado "honoris causa" pela Universidade de Aveiro e ainda recebeu o Prémio Secil Arquitetura 2010 pelo projeto da Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais.

O jornal El País considera que a Casa das Histórias Paula Rego é o mais experimental dos trabalhos de Souto de Moura, referenciando ainda o mercado e o estádio municipais de Braga.

Nascido no Porto, a 25 de julho de 1952, Eduardo Souto de Moura faz parte do núcleo de profissionais da chamada “Escola do Porto”, ao lado de Fernando Távora e Siza Vieira, tendo-se licenciado em 1980 pela Escola Superior de Belas Artes do Porto.

Entre 1974 e 1979 colaborou com Álvaro Siza Vieira e tem vindo a lecionar nalgumas das mais conceituadas escolas de arquitetura desde o início dos anos 1980: inicialmente na Faculdade de Arquitetura do Porto e, depois, em Paris-Belleville, Harvard, Dublin, Zurique e Lausanne.

Fotos: Lusa/El Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário