sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Colaborador do POINT24 lança "Palavras Cruzadas com Literatura"

"Palavras Cruzadas com Literatura" é o livro do autor das palavras cruzadas da edição portuguesa do POINT24 , Paulo Freixinho.

Paulo Freixinho, lisboeta de 43 anos, é colaborador do Point24 desde Outubro de 2011 e faz este passatempo há cerca de 20 anos. O seu livro acaba por ser uma resposta às muitas críticas sobre as palavras cruzadas "sem interesse".

"Muitas pessoas dizem que as palavras cruzadas não interessam e eu quis contrariar essa opinião". O resultado pedagógico é a junção de "dois mundos afastados".

"Pensei ser interessante juntar estes dois mundos afastados, porque há pessoas que não fazem palavras cruzadas, mas adoram a literatura e há aquelas que adoram as palavras cruzadas, mas lêem pouco", refere Freixinho. O livro apresenta 72 problemas em torno de 12 autores portugueses. Seis passatempos para cada autor/capítulo, onde as palavras são bibliográficas e biográficas. Os autores são Almeida Garret, Agustina Bessa-Luís, Luís de Camões, Fernando Pessoa, Florbela Espanca, Dinis Machado, Eça de Queirós, José Luís Peixoto, Vergílio Ferreira, José Rentes de Carvalho, José Saramago e Miguel Torga. Em 2008, Freixinho começou a "devorar" livros e agora diz: "Gostava muito que algumas pessoas lessem alguns destes autores".

Editado recentemente pela Quetzal (grupo Bertrand), a obra vai ser apresentada amanhã na livraria Bertrand - Fórum Barreiro.

Aficionado pelas redes sociais, onde leva vantagem, reconhece já um feedback "positivo". "No espaço de uma semana, as redes sociais têm dado um bom feedback e isto acaba por ser uma partilha." Freixinho não se limita aos jornais e com o aparecimento do concorrente Sudoku, teve de criar o seu próprio blog ( www.palavrascruzadas-paulofreixinho.blogspot. com ) e "fazer pela vida", ou como prefere dizer: "xurdir".

Henrique de Burgo

 

Sem comentários:

Enviar um comentário