quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Jantar solidário e venda de jóias para ajudar Santa Casa da Misericórdia do Luxemburgo


O designer de jóias Torcato Santos
Um jantar de solidariedade com venda de jóias do designer e criador português Torcato Santos a favor da Santa Casa da Misericórdia do Luxemburgo reuniu cerca de 60 pessoas no restaurante Fandango, em Windhof, a 14 de Dezembro.

Torcato Santos expôs as suas criações recentemente no Instituto Camões e passou também pelo stand português do Bazar Internacional. Muitas das suas criações foram feitas e são usadas por diversas individualidades e celebridades portuguesas.

Ultimamente o designer inspirou-se nas artes tradicionais e regionais de Portugal e recriou o coração de Viana. “O coração de Viana, tem a ver com as nossas raízes, que em Portugal, lentamente, têm tendência a ser esquecidas na área da ourivesaria. Eu relancei então o coração por que esta é a única colecção de jóias verdadeiramente portuguesa”, explicou o criador ao CONTACTO.

Esta nova jóia, um coração estilizado com um interior alterado, é concebida em prata 925 e dourada com ouro amarelo. Mas Torcato Santos, no âmbito de seu projecto “Tradições”, revela que quer chegar a novas áreas com este novo design: porcelanas estão a ser decoradas com o seu coração, uma adega vai criar um rótulo para um vinho tinto do Douro, e bordados e lençóis vão ser produzidos.

Em torno desta sua nova criação e antes do jantar, decorreu uma venda de peças exclusivas do designer. Uma parte dos fundos angariados durante a venda destina-se a apoiar as obras sociais da Santa Casa, mais especificamente, para financiar presentes de Natal de uma centena de crianças necessitadas.

A Santa Casa que existe desde 1996 no Luxemburgo, tem por missão conjugar as 14 obras espirituais e corporais da Misericórdia: ensinar, educar, aconselhar, consolar, confortar, perdoar, rezar a Deus, dar de comer a quem tem fome, dar de beber a quem tem sede, alojar os sem-abrigo, vestir os nus, visitar os doentes e os presos, e sepultar os mortos. Neste contexto, a Santa Casa organiza também cursos de línguas e informática, frequentados por duas centenas de alunos, criou um serviço de aconselhamento jurídico, outro de ajuda para tratamentos dentários, gerindo ainda um banco de dados de pessoas que precisam de mobiliário ou electrodomésticos. A Santa Casa propõe ainda ao domingo um serviço de restauração. Todas estas actividades, bem como os trabalhos domésticos e de cozinha, a manutenção e a melhoria da sede, situada em Hamm, são levados a cabo por voluntários, no espírito do fundador das Misericórdias: aqueles que podem para aqueles que precisam.  

Texto e fotos: Carlos de Jesus

Sem comentários:

Enviar um comentário