sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

"Jovens licenciados estão a emigrar para o Luxemburgo" , diz o conselheiro social da Embaixada de Portugal no Luxemburgo

Foto: Marc Wilwert
O Luxemburgo está a acolher uma nova vaga de imigrantes portugueses, muitos deles jovens com formação superior. Numa altura em que um terço dos desempregados no Grão-Ducado são portugueses, Carlos Correia, conselheiro social da Embaixada de Portugal no Luxemburgo, garante que "há uma nova vaga de emigração para o Luxemburgo".

Numa conferência que decorreu no Porto, sobre os "Fluxos migratórios da emigração portuguesa", Carlos Correia afirmou ainda que a nova vaga de emigrantes já levou a coordenadora dos serviços sociais da autarquia da cidade do Luxemburgo a afirmar publicamente que "há mais portugueses a chegar por causa da crise e por não encontrarem trabalho em Portugal".

O responsável deu ainda conta dos vários pedido de ajuda que a embaixada e o consulado geral "recebem diariamente emails de jovens licenciados em medicina, enfermagem, advocacia, engenharia e economia", que residem em Portugal ou já no Luxemburgo, a solicitar apoios e informações sobre o ingresso no mercado de trabalho luxemburguês. Tudo isto numa altura em que "o desemprego tem crescido" no Luxemburgo.

Segundo Carlos Correia, a 30 de Setembro, "4.647 portugueses encontravam-se desempregados", representando "31,8 % dos desempregados no Luxemburgo".

O conselheiro da embaixada diz que o Luxemburgo acolhe, em média, cerca de 2.300 portugueses por ano, o que levou o ministro do Trabalho do grão-ducado a afirmar em finais de Outubro, que aquele país "já não é o 'eldorado".

1 comentário:

  1. Muito Bom post.

    Realmente, este flagelo agrava em muito a situação do pessoal...

    Na esperança de poder ajudar,

    deixo alguma informação adicional sobre trabalho temporário... não é solução, mas pode contribuir para um começo diferente... As pessoas não podem é desanimar! Força aí!

    Trabalho e Empregos Temporários para os Jovens Encontra tudo sobre o trabalho temporário para jovens. Descobre onde, como e em que contexto esta poderá ser uma solução!http://www.trabalhoparajovens.blogspot.com/


    Força!

    ResponderEliminar