sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Ministro do Trabalho luxemburguês quer mais contratos a prazo

O ministro do Trabalho luxemburguês Nicolas Schmit defende que se deve recorrer mais aos contratos a prazo (CDD, Contrats à Durée Déteerminée) para estimular a flexibilização do mercado do trabalho no Luxemburgo.

Esta foi uma das possibilidades apresentadas pelo Governo na reunião da Tripartida, que se realizou ontem na capital.

A Tripartida reuniu os parceiros sociais (Governo, sindicatos e patronato) e, como já era previsto, o emprego foi o único tema discutido no encontro, que durou cerca de três horas.

Uma das decisões saídas da reunião foi a realização de encontros dos diversos parceiros sociais com o primeiro-ministro, Jean-Claude Juncker, sobre diversas problemáticas associadas ao trabalho.

Outra das decisões foi a criação de grupos de trabalho que vão discutir questões específicas. O sindicato OGB-L lamentou "o ambiente vivido na Tripartida devido à atitude do patronato".

Jean-Claude Reding, presidente da frente sindical, disse que estes "querem que as pessoas ganhem menos para que a economia esteja melhor".

A sensível questão do "index" não foi sequer abordada.

Os parceiros sociais têm agora até dia 15 de Dezembro – data em que esta prevista a próxima Triparida – para reagir às questões discutidas ontem.

Sem comentários:

Enviar um comentário