terça-feira, 20 de dezembro de 2011

UE: Durão Barroso quer crescimento e emprego na agenda da próxima cimeira europeia

O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, disse hoje esperar que a próxima cimeira europeia, a realizar-se em janeiro ou fevereiro, inclua na sua agenda medidas para o crescimento e a promoção de emprego.

"Espero que o próximo Conselho Europeu se centre no crescimento", disse o presidente do executivo comunitário em Bruxelas, na apresentação de uma iniciativa com vista a promover o emprego entre os jovens.
Admitindo que a responsabilidade inicial no combate ao desemprego jovem cabe aos Estados-membros,

Barroso realçou que é inaceitável que "haja atualmente mais de cinco milhões jovens desempregados". De acordo com os números de Bruxelas, entre 2008 e 2010 o número de pessoas desempregadas com menos de 25 aumentou em um milhão, e agora, em média, um em cada cinco jovens europeus encontram-se sem emprego.

O presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, convocou recentemente os 27 Estados-membros para uma cimeira a ter lugar “no final de janeiro, início de fevereiro” de 2012, para implementar as recentes decisões acordadas, como o Tratado intergovernamental de consolidação orçamental.
Apontando que o principal ponto da agenda é a implementação das decisões tomadas nas cimeiras de outubro e dezembro de 2011, “a mais importante das quais” é o tratado intergovernamental que dá forma ao pacto orçamental, do qual o Reino Unido decidiu ficar de fora, Rompuy sublinhou que a cimeira será celebrada “a 27”.

Sem comentários:

Enviar um comentário