sábado, 14 de janeiro de 2012

Casos de leucemia são o dobro em Cattenom

Foto: Guy Jallay
As zonas próximas da central nuclear de Cattenom têm o dobro de casos de leucemia que o resto do país, revela um estudo francês publicado na revista International Journal of Cancer. Os Verdes estão preocupados. Com a central a dez quilómetros da fronteira luxemburguesa, exigem respostas do Governo.

O estudo conduzido em França revela uma incidência de leucemia infantil superior nas zonas que ficam a cinco quilómetros das centrais nucleares. Um valor que é o dobro do número de casos no resto do país.

Em França, durante a realização do estudo, conduzido entre 2002 e 2007, foram detectados 14 casos de leucemia em jovens com menos de 15 anos na proximidade de centrais nucleares, enquanto a taxa de incidência nacional é de 7,4.

A notícia, avançada pelo l'Essentiel, lançou o alarme no Luxemburgo. O deputado Henri Kox, dos Verdes, exige respostas ao Governo.

"Este estudo confirma as conclusões do estudo alemão KiKK, de 2007, que também estabelecia uma correlação [entre os casos de leucemia e a proximidade de centrais nucleares] nas centrais alemãs", diz o deputado, que quer respostas do Governo. Na questão parlamentar apresentada ontem, o deputado insta o ministro da Saúde a revelar o número de casos de leucemia infantil no Luxemburgo. E a "retirar conclusões" do estudo francês agora publicado.

Sem comentários:

Enviar um comentário