segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Comissão Europeia assinala os 50 anos da Política Agrícola Comum com campanha CAP@50Fot

Foto: Reuters
A Comissão Europeia lançou hoje a campanha CAP@50 para comemorar os 50 anos da política agrícola comum (PAC).

A campanha de comunicação CAP@50, que tem por lema 'Uma parceria entre a Europa e os agricultores', vai durar um ano, e inclui um sítio Web interativo (http://ec.europa.eu/agriculture/50-years-of-cap/index_pt.htm), uma exposição itinerante, materiais audiovisuais e impressos e ainda uma série de eventos em diversos Estados-Membros. Um desses eventos está marcado para Abril na região do Benelux, em data ainda a confirmar.

A PAC foi criada a 14 de Janeiro de 1962, tendo como base a segurança alimentar dos europeus, nomeadamente, a garantia de haver comida suficiente.

«2012 é um ano importante não só para recordar os últimos 50 anos de história como também, e sobretudo, para olhar para o futuro, rumo a uma nova reforma da política agrícola comum», declarou Dacian Ciolos, Comissário responsável pela Agricultura e o Desenvolvimento Rural.

«Em 1962, a preocupação fundamental dos europeus era terem comida suficiente para se alimentarem. A segurança alimentar continua a ser importante hoje em dia, mas temos também novas preocupações, como as alterações climáticas e a utilização sustentável dos recursos naturais. Esta campanha contribuirá para a reflexão sobre esta evolução", explica o comissário europeu em comunicado da Comissão.

Os 50 anos da PAC são comemorados com uma reforma em curso desta política, que a Comissão Europeia quer fortalecer nas vertentes económica, ecológica e competitiva do sector agrícola.

Outros objectivos na nova PAC, que vai entrar em vigor em 2013, após aprovação pelos 27 e Parlamento Europeu, são a promoção da inovação, o combate às alterações climáticas e a promoção do crescimento e emprego nas áreas rurais.

Sem comentários:

Enviar um comentário