terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Guimarães 2012 arranca dia 21 e tem actividades programadas no Luxemburgo

Guimarães 2012 arranca já no dia 21. A programação é diversificada e vai passar também pelo Grão-ducado
Andrée Staar, representante do evento no Luxemburgo, vai estar na sessão de abertura em Portugal
















A poucos dias da abertura oficial de Guimarães 2012, o Luxemburgo já tem algumas actividades programadas para assinalar o evento no Grão-Ducado. Maio é o mês com mais actividades previstas, garante a representante da Capital Europeia da Cultura no Luxemburgo, que vai estar na sessão de abertura em Portugal.

A abertura oficial de Guimarães Capital Europeia da Cultura 2012 está marcada para o dia 21 de Janeiro, e tem a presença confirmada de Durão Barroso, do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, e de um alto representante do Governo português. A cerimónia conta com intervenções das três personalidades, bem como de António Magalhães, autarca vimaranense, e de João Serra, presidente da Fundação Cidade de Guimarães.

Quem também vai estar presente na sessão de abertura é a representante de Guimarães 2012 no Luxemburgo, a ilustradora Andrée Staar.

"Vou estar presente na inauguração no dia 21 de Janeiro em Guimarães e será uma honra", confiou Staar ao CONTACTO.

A cerimónia de abertura vai ter lugar no pavilhão Multiusos daquela cidade nortenha e vai ser abrilhantada com a música de Cristina Branco, Chico César, Rão Kyao e os Danças Ocultas, entre outros.

A programação de Guimarães 2012 inclui mais de 600 espectáculos. Ao longo de 2012, a cidade vai ser promotora da diversidade cultural que caracteriza a Europa, dando a conhecer as suas manifestações culturais e acolhendo as de outros países.

O evento também vai ser assinalado fora de Portugal, e a comissão organizadora escolheu a ilustradora luxemburguesa Andrée Staar para ser a representante do Guimarães 2012 no Luxemburgo. Na altura, Andrée Staar dizia ter recebido o convite "com surpresa" e prometia empenhar-se nesta missão "com prazer e honra".

Já esta semana, Staar adiantou ao CONTACTO algumas actividades programadas para o Grão-Ducado. "No mês de Maio vai haver uma conferência sobre Guimarães no Instituto Camões e também uma exposição fotográfica alusiva ao evento".

Nesse mês, vai ser ainda apresentado o conto infantil "O raio de sol e o fio de lua", da autora vimaranense Margarida Cachada, falecida em 2004. O livro foi ilustrado por Andrée Staar, que ilustrou também outro conto infantil da autora, "O Macaco que queria ser gente".

Ainda em Maio, a Escola Europeia vai ter uma jornada temática sobre Guimarães 2012 e os alunos do departamento de português vão ter uma sessão especial.

Esperam-se ainda uma participação temática no Sarau Literário "Mil Folhas" e algumas viagens culturais a Guimarães, já agendadas para Junho. Até final do ano, há "mais coisas em perspectiva", mas que "ainda não estão concretizadas", diz Andrée Staar.

"A música é um exemplo, e estamos a tentar trazer alguns músicos de Portugal. Vamos ver se de Guimarães...", sublinha Andrée Staar.

Antes da partida para Portugal, a embaixadora no Grão-Ducado de Guimarães 2012 vai estar num almoço na Santa Casa da Misericórdia do Luxemburgo, já no próximo domingo. Os interessados em participar devem contactar a Santa Casa pelo tel. 621 192 936 (José Augusto).

Texto: Henrique de Burgo

Sem comentários:

Enviar um comentário