segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Cátia Sousa lançou álbum de estreia e procura editora

Foto: Cristina Casimiro
Cátia Sousa, uma jovem algarvia de 23 anos, que vive em Esch-sur-Alzette há quase seis anos, lançou recentemente o seu primeiro álbum intitulado "Parte de mim". O CD, que inclui temas pop e baladas, foi produzido pelo empresário João Lucas no Jape estúdios, em Lisboa, e inclui 10 temas em português e inglês, dos quais três são da autoria da jovem cantora.

Agir, António Côrte Real (dos UHF) e José António Pedro participaram igualmente no álbum. Este também inclui um remix do tema "Somebody to love", escrito por Cátia Sousa e José António Pedro, e conta ainda com a participação do DJ português Pedro Diaz e de Filipe Gonçalves, que venceu uma das edições do concurso "Operação Triunfo" da RTP1.

"É difícil dizer qual é a minha música preferida, porque gosto imenso de todas elas. Mas eu diria talvez a 'Vou conseguir sem ti', porque retrata a minha atitude perante uma relação amorosa que não deu certo e, uma vez que fui eu que escrevi a letra, digamos que ela está mais perto do meu coração", conta a jovem ao Contacto.

Cátia Sousa estudou Direito na Universidade do Luxemburgo, em 2010, mas como os horários eram incompatíveis com as gravações do álbum decidiu inscrever-se no ano académico 2011/2012, no curso de Estudos Internacionais na Open University, que propõe cursos à distância.

"Sempre tive o gosto pela música e canto desde pequena, mas também era muito envergonhada e só cantava em casa", confia ao Contacto.

A jovem teve aulas de música no Conservatório quando era criança, o que lhe deu algumas noções de canto. "Apenas com a ajuda dos meus pais e dos meus tios, que cantam em casamentos, consegui ultrapassar a vergonha para alcançar o meu sonho de ser cantora", recorda. Quando tinha 17 anos começou a cantar em festas de karaoke e pôs vídeos no You Tube, começando assim a viver a sua paixão. Concorreu ao programa "Ídolos", da SIC, em 2009, e conseguiu passar o pré-casting. "Quando fui ao casting estava muito nervosa e correu tudo mal, mas foi um primeiro passo", conta.

Segundo a jovem cantora, a produção do álbum aconteceu por acaso. "Um dia, fui ver os comentários que tinha nos meus vídeos do You Tube e vi que o manager João Lucas me tinha deixado uma mensagem com o seu contacto, mas ele andava à procura de outra rapariga na altura. Contactei-o e seguiu-se um ano de gravações para chegar até ao álbum", revela. Neste momento, Cátia Sousa está a divulgar o seu trabalho, "uma tarefa que não é fácil por ainda não ser conhecida no mundo da música". Já participou no "Verão Total" da RTP, em Sabugosa, em Agosto do ano passado, cantou cinco temas do seu álbum na final da Miss Portugal-Luxemburgo 2012, em Novembro último, e foi convidada a partilhar o palco com os cantores Miguel & André, no Bar Megusta, em Esch/Belval, em Dezembro.

"Os meus próximos passos vão ser tentar encontrar uma editora, porque por enquanto sou eu que vendo os meus CDs. No futuro gostava de ir para fora e chegar aos Estados Unidos para divulgar a nossa cultura", confia.

Para adquirir o álbum "Parte de mim" de Cátia Sousa ou para espectáculos, tel. 691 960 312 (ou email cya_unika@hotmail.com ).

Texto: Cristina Casimiro

2 comentários:

  1. Telefone em portugal da cantora Cátia para espectáculos. Obrigado

    ResponderEliminar
  2. klaus Recording Music Productions9 de março de 2012 às 07:02

    Klaus&recording solicita o contacto telf em portugal para comunicar com a cantora CÁTIA SOUSA.
    Escutei algo do seu trabalho musical no youtube e considero que voce tem uma excelente voz.
    Cumprimentos
    klaus recording
    Music Productions

    ResponderEliminar