sábado, 3 de março de 2012

Alentejo faz novena por causa da seca

Foto: Lusa
Por causa da seca, a população da Aldeia da Sete, no concelho de Castro Verde, está a pedir chuva a Deus e aos santos, através de uma novena que inclui preces e orações rezadas e cantadas à moda alentejana.

Através da novena "Cantes para pedir Chuva", que começou no domingo e decorre até segunda-feira, sempre a partir das 20h na capela da aldeia, homens e mulheres "unem vozes num sentido apelo" a Deus e aos santos, disse à Lusa Pedro Mestre, da organização.

"Devido ao facto de estarmos a passar uma fase já complicada de falta de chuva, o desespero tomou conta do povo" da aldeia, que, tal como aconteceu em 1990 e 2005, retomou a tradição antiga de "evocar os céus em momentos de aflição". Em cada encontro da novena, os participantes, para pedirem "a chuva, que tarda em cair", a Deus, à Virgem e aos santos da devoção, rezam e cantam, sob a forma de cantos alentejanos, preces e orações, as quais "o povo acredita que podem resultar", contou.

"Certo é que o povo acredita" e "fala-se que em 1990 resultou", já que, após terminar a novena, "choveu", contou Pedro Mestre, referindo que a população da aldeia espera que tal "aconteça também" este ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário