quarta-feira, 28 de março de 2012

Criminalidade aumenta 14,7% no Luxemburgo

A criminalidade no Luxemburgo aumentou 14,7 % em 2011, face ao ano precedente, em grande parte devido ao aumento de assaltos. Depois de um ligeiro declínio em 2010, no ano passado registaram-se 6.975 crimes, o pior resultado desde 2007.
Os dados foram avançados pelo ministro do Interior luxemburguês, Jean-Marie Halsdorf, esta semana, durante a apresentação das estatísticas de criminalidade da polícia referentes a 2011.

Os delitos contra propriedades continuam a ser os mais elevados (17,8 %), em grande parte causados por assaltos (48,7 %). Os assaltos tiveram como alvo preferencial as casas habitadas (59,1 %), mais lucrativas, enquanto as casas desabitadas eram 35,5 %.

Mas os crimes praticados contra pessoas também aumentaram. Entre 2010 e 2011, um em cada cinco crimes foram cometidos contra pessoas (17,6 %). A tendência do aumento de delitos também se aplica a golpes e agressões voluntárias (10,9 %), ameaças, difamação, calúnia e injúrias, assim como ao vandalismo, furto de veículos e violência doméstica. No ano passado, a polícia fez em média duas intervenções por dia por causa da violência doméstica.

No sentido contrário, os assaltos à mão armada, as violações, os atentados ao pudor e os homicídios voluntários registaram uma queda no ano passado. Esta última categoria registou apenas quatro casos em 2011. Já as tentativas de homicídio passaram de 77 (2010) para 82 (2011).

Já dentro das infracções consideradas "diversas", o consumo de estupefacientes foi a que registou maior progressão. Os casos de desobediência e ultrajes a agentes de autoridade mantiveram-se estáveis.

Em resposta a estes números, onde se nota um impressionante recrudescimento de assaltos, o director da Polícia grã-ducal, Romain Netgen, referiu-se à "crise".
"Esses números reflectem uma realidade económica devido à crise", sem esquecer o aumento do crime transfronteiriço em relação a 2010. Segundo a polícia, o crime transfronteiriço representa cerca de 60 % dos crimes praticados no Luxemburgo, na sua maioria roubos.

A evolução demográfica do país e o clima social foram outros dos factores que explicam este aumento da criminalidade.

O ministro do Interior, por sua vez, relativizou estes dados comparando os níveis de criminalidade do Luxemburgo com o resto da Europa. "Apesar destes dados, o Luxemburgo continua a ser um país relativamente seguro em comparação com o resto da Europa, mesmo que uma tragédia como a de Toulouse possa ocorrer", disse Jean-Marie Halsdorf.

Halsdorf garantiu ainda à polícia que este ano vão chegar os novos radares e que o projecto de reforma da polícia deve ser finalizado em Outono.
Foto: Anouk Antony

Sem comentários:

Enviar um comentário