domingo, 4 de março de 2012

Igreja luxemburguesa promove "jejum automóvel"

Foto: Guy Jallay
O AutoFasten (jejum automóvel), que vai na oitava edição, decorre este ano a partir de hoje até 1 de Abril.

A ideia é desafiar os automobilistas a trocar o carro por um meio de transporte alternativo durante a Quaresma. O objectivo é levar os automobilistas a repensar os seus hábitos e o impacto no ambiente.

Esta acção transfronteiriça que antecede a Páscoa estende-se à Grande-Região. No Luxemburgo, a iniciativa é organizada pelo Conselho das Igrejas Cristãs do Grão-Ducado e é uma forma de as igrejas cristãs vincarem as alternativas ao automóvel: andar a pé, de bicicleta, de autocarro ou de comboio.

Este "jejum automóvel" é, portanto, uma renúncia e ao mesmo tempo uma escolha. "Com o AutoFasten, as pessoas vão estar conscientes da sua própria liberdade", disse o vigário-geral Erny Gillen.

No Luxemburgo esta iniciativa é apoiada por políticos, empresas de transportes públicos como os CFL, TICE, RGTR e AVL, e movimentos ecologistas como a Greenpeace.

"Podemos ter uma nova qualidade de vida se protegermos o clima", diz o coordenador Ingo Hanke, que relembra os resultados desta iniciativa nos últimos anos.

"Os resultados dos anos anteriores foram positivos. Muitos participantes tiveram a oportunidade de partilhar a sua experiência com colegas, ao andar de bicicleta ou a pé. São pequenos gestos, mas com resultados positivos”.

Para aqueles que não têm acesso aos transportes públicos, os organizadores propõem que se recorra ao car sharing (partilha automóvel entre várias pessoas).

Quem quiser participar, basta inscrever-se no site www.autofasten.lu , ficando habilitado a ganhar um dos muitos prémios, incluindo bilhetes de transporte gratuitos e bicicletas.

À margem do Autofasten, decorrem no Luxemburgo três conferências sobre as alterações climáticas.

A primeira incide sobre o carro eléctrico e vai ter lugar no dia 6 de Março, pelas 20h, na ErwuesseBildung (5, Avenue Marie Therese), na capital. No dia 16, pelas 19h e no dia 17, das 10h às 17h, Michael Habecker apresenta a conferência-debate "Um futuro ecológico e positivo", na Maison de la Nature, em Kockelscheuer. Finalmente, os biocombustíveis são o centro das discussões, a 21 de Março, das 12h às 14 horas, na Caritas (29, rue Michel Welter), na cidade do Luxemburgo.

Sem comentários:

Enviar um comentário