quarta-feira, 28 de março de 2012

Licenciada em Comunicação Social é mulher da limpeza no Grão-Ducado

Cristel Sousa e Ivo Lopes chegaram ao Luxemburgo no dia 10 de Fevereiro. Ambos são licenciados em Comunicação Social e iniciaram um mestrado na mesma área na Universidade de Trás-os-Montes. Três dias depois de terem chegado ao Grão-Ducado, ela já estava a trabalhar nas limpezas. "Eu fui-me inscrever numa empresa de limpezas aqui no Luxemburgo, e no dia da minha inscrição perguntaram-me logo se eu podia começar nesse dia. Eu disse que sim. Tiraram-me uma fotografia para o cartão, entregaram-me a bata, e às seis horas da tarde fui trabalhar, a limpar escritórios", conta Cristel ao CONTACTO.

Ganha dez euros à hora e trabalha no turno da noite, das quatro da tarde às dez da noite. Não é o emprego com que sonhou quando resolveu imigrar, mas é muito melhor do que o que tinha em Portugal – ou seja, nada. "Em Trás-os-Montes não há empresas de limpeza, e mesmo que houvesse não nos pagariam a mais de cinco euros", diz Cristel.

O namorado demorou mais tempo a encontrar trabalho, mas também já conseguiu. É ajudante de cozinha numa creche no Luxemburgo. Com os contratos de trabalho na mão, os dois já puderam inscrever-se na comuna de residência e na ADEM, o equivalente aos Centros de Emprego em Portugal.

No último trabalho que tiveram antes de vir para o Luxemburgo, tiveram de "emigrar" de Trás-os-Montes até Lisboa. Foram contratados por uma empresa de "call-center", fizeram uma formação durante cinco dias, e na altura de começarem a trabalhar a empresa que tinha encomendado o serviço anulou o contrato. Cristel e Ivo já tinham alugado um quarto em Lisboa, mas rapidamente fizeram as malas e regressaram a Valpaços.

No final da licenciatura fizeram um estágio curricular numa empresa de Vila Real. A promessa era que depois teriam a oportunidade de efectuar um estágio profissional, mas tal nunca aconteceu.

As habilitações académicas de ambos, ora eram demais, ora faltava a experiência profissional. "As pessoas tinham medo de nos dar trabalho com o mestrado. Diziam-nos que tínhamos habilitações a mais. Às vezes diziam que nos faltava a experiência, e por isso nunca conseguíamos arranjar trabalho na nossa área. Um dos últimos trabalhos que tive foi a servir casamentos, das oito da manhã às duas da manhã, e no fim recebia 40 euros. Aqui no Luxemburgo, a limpeza não é o meu sonho, e é evidente que não estamos contentes. A família que temos aqui disse-nos que seria fácil arranjar trabalho, mas eu ainda nem sequer recebi uma marcação de entrevista. Eu não tinha a noção de que a situação fosse tão complicada. Pensei que seria mais rápido, e neste momento não sei se fico no Luxemburgo ou não".

Os dois jovens portugueses têm família no Luxemburgo, imigrantes há muitos anos, ligados ao sector da construção civil e às limpezas. A família tem servido de rede a Cristel e Ivo. Estão a morar num apartamento da família que está a venda, e enquanto não há comprador, os primos deixam-nos viver lá.

Ela é filha de imigrantes portugueses em França, país onde viveu até aos dez anos de idade. Ele nasceu no Luxemburgo, país para onde os pais imigraram há muitos anos. Ela domina perfeitamente o francês. Ele fala menos bem a língua de Molière, e nem por ter nascido no Luxemburgo consegue falar luxemburguês. A escola que frequentou em Esch, há vinte anos, não o obrigava a falar a língua nativa do país.

Com família em França, Cristel põe a hipótese de tentar a sua sorte no país vizinho. "Eu tenho uma tia que trabalha num supermercado e disse-me que me arranjava trabalho ao pé dela, mas se for para fazer limpezas, não sei....".

Para já, Cristel passa o dia a enviar currículos e a frequentar feiras de emprego, como a "Moovijob", que decorreu no início do mês de Março, na capital. Mas nem aí teve sorte.

Texto e  foto: Domingos Martins

3 comentários:

  1. Qual foi a empresa de limpeza?

    ResponderEliminar
  2. e nao á vagas nessa firma de limpezas ? se souber de algo me informe por favor

    ResponderEliminar
  3. mihale_nina40@yahoo.com9 de fevereiro de 2013 às 20:28

    COM 10 EUROS ,IMIGRAVAM TAMBÉM!

    ResponderEliminar