sexta-feira, 9 de março de 2012

Luxemburgo: Rainha da Bretzel é portuguesa e vai distribuir bolos na terça-feira

Foto: M. Dias
A Rainha da Bretzel deste ano é portuguesa e vai estar na capital a distribuir os tradicionais bolos luxemburgueses na próxima terça-feira, durante o cortejo anual organizado pela Federação dos Empresários de Panificação e Pastelaria do Grão-Ducado.

Claudine Macedo, de 27 anos, espera que o facto de ter nacionalidade portuguesa leve mais portugueses ao cortejo.

"É engraçado que uma tradição luxemburguesa tenha como símbolo uma portuguesa. Espero que venham muitos portugueses ao cortejo. Somos uma comunidade importante no Luxemburgo e é bom mostrarmos que participamos nos eventos deste país e que estamos unidos", diz a funcionária bancária ao POINT24. Na próxima terça-feira, vão ser distribuídos três mil "bretzel" gigantes na Grand Rue, na capital, a partir das 15h30. Antes, o cortejo vai passar na Câmara dos Deputados e na autarquia da cidade do Luxemburgo, para entregar bolos aos eleitos.

 "Normalmente entregamos também um 'bretzel' gigante ao primeiro-ministro, para ele poder dividi-lo com a mulher, Christine, e ele gosta imenso", conta o vice-presidente da Federação, Max Nosbuch.

Os pasteleiros do Luxemburgo vão ter muito trabalho para cozinhar os três mil 'bretzel' que vão ser oferecidos ao público. "É extremamente popular. As pessoas arrancam-nos os bolos das mãos, é de loucos!".

O cortejo é organizado todos os anos dias antes do "Bretzelsondeg" (Domingo de Bretzel), uma tradição luxemburguesa em que os bolos servem para fazer declarações de amor.

"Normalmente o homem oferece um 'bretzel' à apaixonada. Se ela gostar dele, oferece-lhe depois ovos na Páscoa. Mas este ano, como é ano bissexto, são as mulheres que oferecem os 'bretzel' aos homens", explica Max Nosbusch.

Os 'Bretzel' têm a forma dos 'Pretzel' alemães, um pão salgado em forma de nó, mas o vice-presidente da Federação dos Empresários de Panificação do Luxemburgo garante que doces, só no Grão-Ducado.

"O 'bretzel' é um bolo tradicional luxemburguês. Na Alemanha, fazem-no salgado. Somos os únicos a fazê-lo doce, com açúcar e amêndoas torradas", explica Max Nosbusch.

Na próxima terça-feira, o cortejo vai percorrer as ruas da capital com o comboio "Pétrusse Express" a partir das 13h30. O comboio sai da Câmara dos Deputados "sob a alta autoridade da Rainha da Breztel", pode ler-se no programa, e deverá passar na Grand Rue às 15h30, onde serão distribuídos bolos gratuitamente.

Texto: P.T.A.

Sem comentários:

Enviar um comentário