sexta-feira, 30 de março de 2012

"O Luxemburgo dá vontade de fazer coisas novas"

Foto: Charlot Kuhn 
O professor de artes plásticas Luís Ançã (foto) inaugurou ontem a exposição "Sketching Alentejo" no Instituto Camões. O autor trouxe ao Luxemburgo 20 desenhos do Alentejo, em aguarela e tinta-da-china, e pensa agora fazer desenhos do Luxemburgo.

"Aqui no Luxemburgo vejo coisas diferentes e dá vontade de fazer coisas novas", revelou Luís Ançã, que tem na pintura e no desenho o seu guião de vida. O autor tem-se destacado em trabalhos plásticos experimentalistas e de vanguarda, mas não nega o gosto pelo real, pelo desenho despreocupado.

"São desenhos e registos rápidos que se fazem em cadernos: o chamado 'diário gráfico'. Mas para expor aqui no Luxemburgo, impôs-se o desafio de pintar em folhas de papel", diz Ançã, que não acredita em especialidades no desenho e assume a disciplina com 'd' grande. "Da formiga à paisagem, gosto de desenhar tudo. Não acredito em especialidades no desenho e quem desenha deve saber desenhar tudo".

Lisboeta de gema, o professor vive no Alentejo há 14 anos e é aí que encontra a serenidade e a tranquilidade que emprega na sua arte. "Sinto-me muito beneficiado pela serenidade do Alentejo. Procuro aquilo de que gosto e é aí que encontro a horizontalidade e a tranquilidade. O Alentejo proporciona uma certa intemporalidade, mas no sketching o nosso tempo é o 'instante' e temos de capturar aquilo que vemos".
A exposição está patente até 19 de Abril no IC.
Texto: Henrique de Burgo

Sem comentários:

Enviar um comentário