domingo, 4 de março de 2012

Portugal "alcança" Irlanda com 14,8% de desemprego

Foto: Lusa
Portugal alcançou a Irlanda com a terceira taxa de desemprego mais alta da União Europeia, ao registar uma subida para os 14,8 % em Janeiro deste ano, mais duas décimas que em Dezembro de 2011, diz o Eurostat.

O gabinete oficial de estatísticas da UE explica que, relativamente aos dados divulgados no mês passado referentes a Dezembro de 2011, reviu ontem em alta a taxa de desemprego em vários Estados-membros, tendo a revisão mais significativa sido a de Portugal, já que antes apontara para uma taxa de 13,6 % no último mês do ano, revista em alta em um ponto percentual.

O Eurostat indica que as revisões em alta se deveram sobretudo à inclusão, nos processos de cálculo, dos dados mais recentes do inquérito comunitário sobre as forças de trabalho, e da actualização das séries corrigidas de variações sazonais. Com estes dados actualizados e publicados ontem, apenas Espanha, com uma taxa de desemprego de 23,3 %, e a Grécia (19,9 %, dados que remontam a Novembro de 2011) apresentam valores mais elevados que Portugal, que igualou a Irlanda com uma taxa de 14,8 %, já que a taxa portuguesa subiu 0,2 por cento relativamente a Dezembro (14,6) e a irlandesa uma décima (era de 14,7).

Os resultados do Eurostat não são necessariamente iguais aos obtidos pelo Instituto Nacional de Estatística.

Sem comentários:

Enviar um comentário