sexta-feira, 20 de abril de 2012

Escola da Fontinha no Porto: Manifestante tentou imolar-se

Foto: Lusa
Um homem que se manifestava ontem em frente à Câmara do Porto contra o despejo da escola da Fontinha regou-se com combustível e ateou fogo à roupa. A intervenção da polícia evitou o pior.

A polícia que vedava o acesso de um grupo de dezenas de pessoas, à entrada dos Paços do Concelho, manietou o manifestante e debelou de imediato a situação, levando o homem – alegadamente pai de duas crianças que frequentavam o projecto E.scol.A – para o interior do edifício municipal, sem ferimentos aparentes. À porta, dezenas de pessoas continuavam a manifestar-se contra o despejo decidido ontem pela autarquia.

Pelo menos três pessoas foram detidas após confrontos entre a polícia e elementos do colectivo Es.Col.A que ocupavam a escola da Fontinha, no Porto, e que foram alvo de uma acção de despejo.

Os membros do colectivo – que desde 2011 ocupavam a antiga escola primária com a autorização da Câmara do Porto, como anunciaram em Julho no seu blogue – foram forçados a abandonar o edifício por elementos da PSP e da Polícia Municipal do Porto, que desde as 9h45 locais barraram o acesso ao espaço. O movimento revelou em Fevereiro ter recebido uma carta da Câmara do Porto "a comunicar o término da cedência".

Sem comentários:

Enviar um comentário