quarta-feira, 30 de maio de 2012

Boinas Verdes em convívio em Schouweiler

Os antigos Boinas Verdes portugueses que vivem no Luxemburgo reuniram-se em convívio no domingo em Schouweiler. Um encontro habitual que remonta a 2007, quando dois antigos camaradas pára-quedistas decidiram reunir em Larochette todos aqueles que compartilharam a famosa boina verde, signo distintivo desta unidade.

Este ano, é já a sexta vez que se reúnem para partilhar recordações e momentos de alegria, mas também para recordar camaradas já desaparecidos. Desta vez, meia centena de Boinas Verdes encontraram-se com os familiares para um almoço e uma tarde de convívio. O mais velho dos presentes começou a formação em 1963 e saiu de Tancos em 1966.

"Nessa época pensava ir para Moçambique e até o esperava. Depois da tropa, podia passar a fronteira e ir para a África do Sul onde queria fazer a minha vida", conta César Leal Pedrosa ao CONTACTO.
"Mas o comandante não quis porque dizia que precisavam de mim. Foi assim que [em vez de emigrar] para a África do Sul vim depois para o Luxemburgo", acrescenta.

Como César, houve outros, e muitos tiveram que participar na guerra colonial, onde viram camaradas morrer. Outros, mais novos, fizeram igualmente o serviço militar no estrangeiro, mas para defender a paz. Como Walter Ribeiro, que entre 2007 e 2011 passou por Timor e pelo Afeganistão.

Durante a manhã, os antigos pára-quedistas participaram numa missa celebrada em luxemburguês e francês na igreja paroquial de Schouweiler. Depois, foram em formação e cantando o hino dos pára-quedistas até ao monumento aos mortos da aldeia, onde colocaram uma coroa de flores.

Neste convívio participaram, também Boinas Verdes vindos do estrangeiro, como o grupo vindo da Suíça, que adiantou ao CONTACTO que também eles organizam um convívio a 18 de Setembro, em Rougemont, naquele país, e no qual vão participar imigrantes do Luxemburgo.

Para inscrições, basta contactar Manuel Martins da Costa (tel. 0041-337 449 473 ou 0041-794 072 541).
Texto e fotos: Carlos de Jesus

Sem comentários:

Enviar um comentário