sexta-feira, 4 de maio de 2012

Euro2012: Portugueses que vão assistir à competição devem vacinar-se contra o sarampo, aconselha DGS

Os portugueses que forem assistir ao Euro2012 em futebol, na Ucrânia e na Polónia, devem vacinar-se contra o sarampo, recomendou hoje, em comunicado, a Direcção-Geral de Saúde (DGS) portuguesa.

A nota da DGS recomenda que, preferencialmente, quatro a seis semanas antes da viagem as pessoas que tiverem 18 anos de idade ou menos e vacinas do Programa Nacional de Vacinação em atraso devem dirigir-se ao centro de saúde para atualizar (gratuitamente) o plano de vacinas.

Caso o viajante tenha mais de 18 anos de idade, para além da eventual atualização do PNV, se não estiver vacinado contra o sarampo nem tiver tido a doença, deve vacinar-se com, pelo menos, uma dose de vacina contra o sarampo, gratuitamente, no centro de saúde.

De acordo com o comunicado, “o sarampo é uma das doenças infeciosas mais contagiosas, que se transmite apenas ‘pessoa-a-pessoa’” e na maioria dos países europeus têm ocorrido surtos nos últimos anos, registando-se mais de 34.000 casos, nove mortos e 7.000 internamentos hospitalares em 2011.

 Ainda segundo o mesmo texto, na Ucrânia existe “atualmente uma epidemia de sarampo, concentrada na região oeste, com mais de 5.000 casos notificados em 2012, mas prevê-se a sua intensificação e disseminação geográfica”.

O campeonato da Europa de Futebol, na Ucrânia e Polónia, realiza-se entre 08 de junho e 01 de julho

Sem comentários:

Enviar um comentário