terça-feira, 29 de maio de 2012

Futebol/Euro2012: Polvo Paulo prevê derrota de Portugal com a Alemanha nos descontos

O polvo Paulo previu, hoje de manhã, a derrota de Portugal nos minutos finais do primeiro jogo da selecção portuguesa de futebol no Euro2012, contra a Alemanha, a 9 de Junho em Lviv, na Ucrânia.

O polvo Paulo, que habita num aquário do Sea Life Porto no âmbito da exposição temporária Polvomania!, patente até ao final de 2012, dispunha de dois minutos para escolher entre duas caixas, uma com a bandeira de Portugal, outra com a bandeira da Alemanha, para se alimentar, sendo que a escolhida indicaria a equipa vencedora.

Embora, inicialmente, se apontasse para o empate, já que a criatura marinha demorou a entrar em qualquer uma das caixas, Paulo, que dizem “primo do polvo Paul”, que ficou conhecido no Mundial de 2010, na Alemanha, por adivinhar todos os resultados da selecção alemã e da final entre a Espanha e a Holanda, acabou por apontar a vitória dos germânicos.

O director-geral do Sea Life Porto, Rui Ferreira, afirmou que, dada a maneira como foi feita a previsão, "vai ser um jogo muito renhido" e, por isso, "só no final o resultado vai ser desvendado". "Ele [polvo Paulo] hesitou bastante, as equipas estão equilibradas, mas o resultado final está para a Alemanha", sustentou. Rui Ferreira explicou que o polvo Paulo "foi treinado" com os tratadores do Sea Life e, tendo chegado "jovem" ao Porto, foi "habituado a alimentar-se com produtos da costa portuguesa, a entrar em frascos e, mais tarde, habituado a abrir as tampas para se poder alimentar".

Os polvos são dos seres marinhos mais hábeis, com capacidade para tarefas complexas, como resolver labirintos, desarrolhar tampas de frascos e distinguir padrões e formas, pelo que, disse Rui Ferreira aos jornalistas, o objectivo é "fazer uma brincadeira e dar a conhecer as fantásticas habilidades que os polvos têm". "Além do mais, há pessoas que acreditam, há pessoas que não, mas não podemos negar que o Paul, na Alemanha [em 2010], adivinhou oito jogos consecutivos", frisou.

Caso o polvo Paulo possua o mesmo "dom" de Paul e assim a previsão se revele correcta, Rui Ferreira garante que a criatura fará também a previsão de "jogos futuros".

LUSA

Sem comentários:

Enviar um comentário