sexta-feira, 11 de maio de 2012

Procura de aulas de português no estrangeiro cai 26 %

Foto: Marc Wilwert
As inscrições para as aulas de português no estrangeiro caíram 26 %. O secretário de Estado das Comunidades não acredita que esta redução esteja ligada com as propinas de 120 euros. No Luxemburgo, os números mantêm-se.

A procura de aulas de português no estrangeiro vai ter menos nove mil alunos no próximo ano lectivo do que os que estão inscritos este ano.

Ouvido pela TSF, o secretário de Estado das Comunidades, José Cesário, considerou que o anúncio de uma propina anual de 120 euros para estas aulas "não tem significado relevante, visto que desde há muito damos por adquirido que há frequências que são bastante inferiores ao número de alunos matriculados".

No Luxemburgo, o coordenador do ensino garantiu ao Point24 que os números eram os esperados. "Temos no sistema 1.823 inscrições, mas ainda faltam cerca de 250 que vêm em Setembro e que correspondem aos alunos que vão frequentar o sistema paralelo pela primeira vez, portanto, corresponde àquilo que estávamos à espera", diz Joaquim Prazeres. "Estamos a receber ainda inscrições de pessoas que tiveram problemas de internet, portanto, os pais podem ainda enviar inscrições porque não estão fechadas de maneira definitiva. Não queremos prejudicar ninguém e vamos ter isso em conta".

Os documentos podem ser enviados para: Serviço de Ensino do Português, n°24, rue Guillaume Schneider, L-2522, Luxembourg.

Sem comentários:

Enviar um comentário