sexta-feira, 8 de junho de 2012

Portugal: Santo António vai ser celebrado com sardinhas congeladas

As festas populares do Santo António em Lisboa vão ter este ano sardinha mais cara e maioritariamente congelada, por esta estar em melhores condições do que a fresca. Há pouco mais de uma semana, o Ministério da Agricultura e das Pescas admitiu estar preocupado com a redução da sardinha na costa marítima portuguesa, o que, segundo o Governo, estará a dificultar o abastecimento das indústrias conserveiras.

Com a realização, este mês, das festas populares de Lisboa, nas quais se consome muitas sardinhas, o alerta fez pôr em causa a capacidade de abastecimento e a qualidade, mas, segundo as associações, não faltará sardinha nas mesas, devido às reservas de peixe congelado. "Este ano, a sardinha que é pescada ainda não tem gordura. De Sines para cima não está em condições e é um peixe ainda muito seco", explicou à agência Lusa João Serra, coordenador operacional da área do pescado no Mercado Abastecedor da Região de Lisboa (MARL). O responsável explicou que, para dar resposta em anos em que o problema sucede, os armazéns aproveitam os anos fortes (anos em que a sardinha cresce mais rápido) para fazer "muita congelação".

"Podem estar descansados que este ano não vai faltar sardinha para o Santo António. Agora, será sobretudo congelada, porque nesta altura tem mais qualidade do que a fresca", reiterou.

Sem comentários:

Enviar um comentário