quarta-feira, 11 de julho de 2012

Centro Social da Campeã volta a receber ajuda do Luxemburgo

Foto: Joaquim Pedreira
O Centro Social e Paroquial da Campeã, no distrito de Vila Real, volta a receber ajuda do Luxemburgo.
O Grupo de Cantares da Região de Basto, no Luxemburgo, angariou cerca de cinco mil euros, parte dos quais vão servir para apoiar aquele centro social a concluir a construção das novas instalações e também para ajudar a Comissão de Festas da Campeã.

O montante foi recolhido em parte durante uma festa de solidariedade em Vianden, em Junho, durante a qual o grupo conseguiu juntar 2.687,37 euros, e numa festa em Larochette (2.201,56 euros), no ano passado. O montante angariado em Larochette vai ser entregue à Comissão de Festas da Campeã, cujos santos padroeiros são Santa Ana e Mártires S. Sebastião.

Esta não é a primeira vez que o grupo coral apoia aquela localidade e o Centro Social da Campeã. No início da construção da nova infra-estrutura, o padre Manuel Queirós, presidente do Conselho de Administração do centro social, esteve no Luxemburgo para tentar angariar o valor necessário para concluir as obras. É que os apoios prometidos pelo Estado português e pela Câmara de Vila Real falharam. Dos 600 mil euros que a autarquia se comprometeu a pagar, "só foram pagos 125 mil", garante Manuel Queirós. Na altura, o Grupo de Cantares da Região de Basto conseguiu reunir nove mil euros para ajudar o centro.

Para o Centro Social e Paroquial da Campeã seguiu também no fim-de-semana equipamento médico reunido por um emigrante português.

Celestino Esteves, natural da Campeã, já tinha enviado em Janeiro meia centena de equipamentos ortopédicos, incluindo cadeiras de rodas e andarilhos. Agora, o imigrante português, a viver no Luxemburgo desde 1971, conseguiu mais duas dezenas de artigos em segunda mão, incluindo meia dúzia de camas eléctricas e carrinhos hospitalares, junto do Serviço Meios e Acessórios (SMA), que fornece este tipo de equipamento no Luxemburgo, e da Maison de Soins Sacré-Coeur, em Diekirch.

A aguardar envio fica ainda uma carrinha Volkswagen de nove lugares, em segunda mão, doada pela Maison de Soins de Diekirch. Problemas com a alfândega impediram até agora que a carrinha chegasse ao seu destino.

"Em Portugal, querem 15 mil euros para mudar a matrícula. O Consulado está a tentar resolver a situação, mas até agora nada. Era importante para passear os idosos da Campeã, e a carrinha tem rampas para subir e tudo. É uma pena ficar aqui depois de tanto trabalho", lamenta Celestino Esteves.
Texto: J. Pedreira / RdA

1 comentário:

  1. Ferramenta simples e gratuita de recolha de patrocínios, donativos e promoção das vossas festas:

    http://www.apoiantes.pt/

    ResponderEliminar