quarta-feira, 3 de abril de 2013

Contacto - edição de 3 de Abril

Em destaque nesta edição desta semana do CONTACTO, trazemos-lhe uma Grande Reportagem do nosso correspondente Francisco Pedro. O jornalista está a bordo de um veleiro, a caminho da América, mas sem pagar bilhete. Uma viagem para acompanhar um novo fenómeno: jovens de todo o mundo que viajam de veleiro, mas à boleia. Todos os anos, centenas de jovens de mochila às costas surgem nas marinas de Lagos, Cascais e até de Cabo Verde. Procuram uma boleia a bordo de um veleiro que os leve ao outro lado do oceano. Retrato desta nova tribo nómada que invade um meio que há décadas é um exclusivo de elites endinheiradas.

Obama elogiou Cabo Verde, que considera "uma história de sucesso". O Presidente dos Estados Unidos esteve com José Maria Neves na quinta-feira, e não poupou elogios à governação do arquipélago.

Juncker vai ser distinguido com o título de doutor “honoris causa” pela Universidade do Porto, mas o gabinete do primeiro-ministro luxemburguês ainda não recebeu comunicação oficial da Universidade. Fonte do gabinete de Jean-Claude Juncker disse ao CONTACTO que só depois de uma comunicação formal é que a viagem a Portugal será marcada. Certo, certo, é que o primeiro-ministro deverá ser recebido por Cavaco Silva e Passos Coelho, avança o Expresso.

O caso da exploração de portugueses no Luxemburgo já chegou ao Parlamento Europeu. Os eurodeputados João Ferreira e Inês Zuber questionaram a Comissão Europeia sobre a situação da empresa portuguesa Açomonta, acusada pelo sindicato OGB-L de praticar "escravatura moderna” através de subempreiteiros que enviam portugueses e imigrantes em Portugal para trabalhar no Luxemburgo. Na questão escrita, os deputados do PCP querem saber que diligências estão a ser feitas "para pôr cobro a esta inadmissível situação de exploração de trabalhadores".

 Estas e outras notícias para ler nesta edição do CONTACTO, o primeiro jornal em língua portuguesa do Luxemburgo.

Ainda não recebe o CONTACTO em casa? 
Para receber o jornal gratuitamente (exclusivamente para residentes no Grão-Ducado), inscreva-se no site oficial do jornal em www.contacto.lu ou pelo tel. 4993-9393 (Departamento de Assinaturas).

Sem comentários:

Enviar um comentário