quinta-feira, 11 de junho de 2009

Ettelbruck-Wiltz: Centro Hospitalar do Norte nasce a 1 de Janeiro de 2010

O Centro Hospitalar do Norte (CHN) nascerá a 1 de Janeiro do próximo ano, fruto da fusão entre o Hospital Saint-Louis de Ettelbruck e a Clínica Saint-Joseph de Wiltz. A lei que cria o CHN, aprovada a 20 de Abril, entrará em vigor no primeiro dia de 2010.

A clínica de Wiltz já tem projectadas obras de beneficiação e extensão para se apresentar bem preparada no dia da união com o Hospital de Ettelbruck. Para isso, o Estado vai entrar com 25 milhões de euros.

O projecto das obras na clínica de Wiltz, que deverão prolongar-se até 2014, foi apresentado a 29 de Maio, na presença do ministro da Saúde, Mars Di Bartolomeo.

Uma vez a fusão concretizada, 130 médicos, mil empregados, 360 camas e nove salas de operações farão parte do CHN.

"A nova instituição garantirá à população do Norte um serviço de saúde optimizado e de proximidade", afirmou John Shinn, director da clínica. Segundo Shinn, é urgente prosseguir os projectos de modernização que permitirão à clínica estar funcional nos próximos 25 anos.

Na apresentação, o arquitecto Georges Theis forneceu pormenores do projecto de modernização e extensão, precisando que os 82 quartos vão sofrer transformações, dos quais 40 % passarão a ser quartos individuais. Serão criados um novo serviço de policlínica e um hospital de dia, com oito camas. Os serviços administrativos, a farmácia, a cozinha, a cantina e o heliporto beneficiarão também de melhorias. A entrada principal vai ser refeita.

250 postos de trabalho preservados

Na ocasião, o deputado e burgomestre de Wiltz, Romain Schneider, salientou que a manutenção da Clínica Saint-Joseph como centro de saúde era primordial para a cidade, uma vez que serão preservados 250 empregos. Sem esta fusão, a Clínica Saint-Joseph não teria obtido os 25 milhões de euros do Estado, revelou Mars Di Bartolomeo. "Esta fusão é a decisão certa".

F. Pinto

1 comentário:

  1. Quero felicitar toda a equipa do Contacto por este escelente blogue. Acho que foi uma muito boa ideia a que tiveram de criar um blogue o que permite a muita gente de puder ir consultar as ultimas noticias seja a que horas for sem ter de esperar de receber o jornal em casa. Continuem assim. Abraço. Maria Costa

    ResponderEliminar